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- A internacionalização e fatores de competitividade: o caso FerpintaPublication . Rocha, Maria Manuela Silva Ferreira da; Cardoso, AntónioA abertura e alargamento de mercados, o aumento da concorrência e a aceleração dos ritmos de inovação, têm destacado as estratégias de internacionalização como um imperativo em contexto empresarial. A internacionalização, estrategicamente planeada, é uma das respostas empresariais ao desafio da globalização, exigindo que a empresa reúna competências únicas, que possibilitem a sua diferenciação nos mercados alvo. Quando se trata de empresas, com reduzidos recursos financeiros, esta questão ganha ainda uma maior ênfase. Neste contexto, este estudo aborda a internacionalização e os fatores de competitividade que a potenciam, destacando a influência da marca, da customização e serviços associados ao produto, bem como a relevância de acordos de colaboração com outros players no mercado. No âmbito deste enfoque na internacionalização, é reconhecida a especificidade das empresas familiares, bem como a relevância do seu estudo, seja a nível científico, na medida em que existe ainda investigação insuficiente, seja a nível empresarial, no sentido de ser necessária uma ferramenta de apoio a empresas que pretendam encetar ou desenvolver estratégias de internacionalização. Esta relevância é particularmente pertinente para uma economia como a portuguesa, atendendo à dimensão empresarial da grande maioria da estrutura produtiva. Toma-se como objeto de estudo a maior empresa de tubos em Portugal, o Grupo Ferpinta S.A, que iniciou a sua incursão internacional há mais de 20 anos, e para o qual a internacionalização foi desde cedo considerada um imperativo. A escolha do caso Ferpinta resultou do conhecimento e do interesse no seu estudo a dois níveis: ao nível da identificação dos fatores que determinaram uma estratégia passada de sucesso, e ao nível da análise dos desafios que se colocam às empresas e formas de resposta possíveis. Fatores como marca, política de produtos e negócios da família, foram determinantes no seu sucesso. Hoje, com o acentuado aumento da concorrência global e nova organização do sector, é necessário estabelecer uma nova dinâmica que garanta o seu crescimento no cenário internacional.
- Avaliação do conhecimento e perceção sobre o tráfico de seres humanos: estudo com população desempregadaPublication . Cunha, Fernanda Elizabete Costa da; Sani, Ana IsabelO tráfico de seres humanos é um crime grave e viola os direitos humanos, que rouba a dignidade e a liberdade do ser humano. A multiplicidade de outras problemáticas associadas, como auxílio à imigração ilegal, prostituição faz com que surjam frequentemente dúvidas quanto ao conceito. Ainda em termos de explanação teórica abordamos neste trabalho as fases do tráfico, que se traduzem numa ação, num meio e num fim, assim como elucidámos acerca da vulnerabilidade e dos fatores que levam a que as pessoas se tornem mais vulneráveis. Em termos de contribuição empírica realizamos um estudo com uma população é constituída por utentes, voluntários e clientes da loja social da Cruz Vermelha Portuguesa Delegação de São João da Madeira (CVPDSJM). A amostra foi composta por 110 indivíduos dos quais 61.8% eram do sexo feminino e 38.2% do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 19 e os 71 anos (Média: 38.90; Desvio padrão: 14.36) Para a recolha de dados foi utilizado o questionário “Conhecimento e Perceção sobre o Tráfico de seres Humanos”, construído por Nunes, Sani, Caridade e colaboradores em 2014. Concluímos que com estes estudo que os inquiridos não têm conhecimento suficiente e pouca perceção do fenómeno e a que têm é através da informação que obtêm pelos dos meios de comunicação social. Tal como o proposto III PNPCTSH para 2014-2017, e necessário será continuar com ações de sensibilização, promoções de campanhas, para reforçar a existência deste fenómeno e consolidar conhecimentos e divulgar informação como meio de esclarecer dúvidas sobre o que consiste o tráfico de seres humanos.