Antropológicas Nº 08 (2004)
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- Os rostos e os espelhos: o mesmo no «outro»Publication . Campelo, ÁlvaroOs processos de encontro com o diferente nem sempre foram acontecimentos para o conhecimento desse «outro» enquanto «descoberta » dele mesmo, mas servem, na maior parte das vezes para comunicarmos o que somos, manipulado a ordem da comunicação pelo domínio dos instrumentos que a permitem, neste caso a escrita. Partindo do exemplo da escrita conquistadora que definiu quem era o americano, passaremos para o papel da antropologia, enquanto ciência interpretativa do outro. The processes of meeting with different nor always was opportunity for the knowledge of this "another one", while "discovered" of it exactly, but they are important, in the biggest part of the times, to be communicated what we are, manipulated the order of the communication for the domain of the instruments that allow it, in this case the writing. Leaving of the example of the conquering writing, that defined who the American was, will pass to the role of the anthropology, interpretative science of the other.
- Fenómenos cognitivos subjacentes ao milenarismo: quando uma profecia falhaPublication . Martins, José Soares; Cameira, MiguelApresenta-se o conceito de dissonância cognitiva (Festinger, 1957) como o mecanismo cognitivo explicativo do proselitismo que frequentemente sucede a profecias não verificadas. Pormenorizam-se as características da dissonância cognitiva ao nível individual e as tácticas de redução do desconforto provocado pela existência de cognições contraditórias (crença-evidência empírica). Discriminam-se as condições propostas por Festinger et al (1956) para o surgimento da necessidade de angariar novos crentes para a crença desconfirmada. O processo descrito é ilustrado pelo movimento milenarista estudado por Festinger et al (1956). São ainda resumidamente focadas crenças/movimentos Milenaristas e ou messiânicos que fazem parte da memória colectiva da cultura ocidental. Estes movimentos são em seguida abordados à luz dos conceitos anteriores. Based on Festinger´s (1957), we build on the idea that cognitive dissonance is the cognitive mechanism underlying the proselytism that often follows disconfirmed prophecies. We address the conditions in which new believers are attracted in order to validate the disconfirmed belief. The process is illustrated with the millenarist movement investigated by Festinger et al (1956). We briefly review other millenarist or messianic beliefs and movements that are part of the western collective memory.
- La alteridad a traves de la memoriaPublication . Souza, Lydia deDesde nuestra interculturalidad actual, diluida en redes globalizantes, procuramos una mirada intracultural que rastrea, dinámicamente, las supervivencias de una alteridad enraizada en el “tiempo histórico” común, determinado y determinante. Distancias y acercamientos “amero-íberos” o “íbero-americanos” emergen como “des-cubrimiento” recíproco de un Otros-Nosotros que busca escapar al contexto de una sociogeografía planetaria flechada en sentido único. El registro documental nos permite inferir lo no expresado y lo significado, y la memoria arrastra hacia el imaginario cultural “estigmas de contacto” que –vistos como positivos o negativos– contaminan la posibilidad de una perspectiva homogénea tendiente a evitar las trazas de una alteridad exterior ríspida, construyendo una resistente alteridad interior. From our present relations between cultures, diluted in global networks, we inside look a vision of the cultures that tracks, dynamically, the survival of a relation with the other, established in the “common, determined and determining historical time”. “Amero-íberos” or “ibero- -Americans” distances and approaches emerge like "reciprocal discovery" of Others-We, whom it looks for to escape to the context of a planetary sociogeography orientated in unique sense. The documentary registry, that in it allows them to arrive at the one that are not express and the meaning, and the memory provokes in cultural imaginary the stigmata of contact.
- Agenda 2000: uma oportunidade histórica – uma leitura centrada na ideia de progressoPublication . Ramos, Cláudia TorizNeste texto pretende-se abordar a ideia de progresso subjacente à ideia de Europa adoptada na construção da União Europeia. Para tal usar-se-á, em particular, documentação produzida em torno da Agenda 2000, pelo eco possível (deliberado?) em tal designação das referências milenaristas ao sentido da história. Complementarmente, far-se-á uma breve referência ao milenarismo do primeiro milénio, uma vez que a Cristandade, espaço político e mental em que ocorreu, é uma das alegadas raízes da Europa de hoje frequentemente evocada por teóricos e por construtores da União Europeia(2). The paper discusses the concept of progress that underlies the idea of Europe, as adopted within the construction of the European Union. For the purpose, documents produced by the EU for the “Agenda 2000” will be analysed, searching for topics based upon a view of history directly or indirectly associated with the idea of the millennium. An incursion in the meaning the first millennium had for the people of the Middle Ages will also be made, given that Christendom is still evoked today, by some of the builders of the European Union, as a historical root for the idea of Europe.
- Emergência da cultura do efémero no contexto sócio-laboral e identidade profissional: dos não-lugares aos não-locais de trabalhoPublication . Santos, Nelson LimaNeste artigo o autor discute algumas das transformações do trabalho e da identidade profissional decorrentes da actual Sociedade da Informação, na qual o trabalho passa a desenvolver-se em não-lugares ou não-locais de trabalho, que se caracterizam por serem não-identitários, não-relacionais e não-históricos, anunciando a emergência da cultura do efémero no contexto sócio-laboral, marcada também pela mudança e pela construção de uma nova identidade profissional. In this article the author discusses some of the labour and professional identity transformations related to the actual Information Society, where work is developed in non-places or non-work places, which are characterized as non-identitary, non-relational and non- -historical, announcing the emergency of an ephemeral culture in the socio-labour context, also marked by change and by the construction of a new professional identity.
- O Planeta Urbano: manual de instruções e alguns esquemas de montagemPublication . Seixas, Paulo CastroApresenta-se o Planeta Urbano como situação do século XXI e os princípios que devem orientar a sua análise, através de uma Antropologia do Urbanismo, que é caracterizada. Seguidamente, as relações em escala entre o Planeta Urbano e as Estruturas Antropológicas Urbanas são analisadas, apresentando-se estas como pontos de acesso típicos para a compreensão daquele. The Urban Planet is presented as an 21st century situation both with the principles that should guide its analysis through an Anthropology of Urbanism, which characteristics are given. Subsequently, scale relations between the Urban Planet and the Urban Anthropological Structures are analyzed, being these ones presented as typical access points for the Urban Planet comprehension.
- Sebastanismo / Sebastianismos?: (em torno do mito sebástico)Publication . Leão, Isabel Ponce deO sebastianismo é uma religião estritamente portuguesa, sustentando a Mensagem de Pessoa a fundamentação deste juízo. Todavia, nomes como o de Garrett, Antero de Quental, Guerra Junqueiro, Teixeira de Pascoaes, Oliveira Martins ou António Nobre constituem um importante acervo para o estudo deste mito. A embriaguez sebástica, mais ou menos camuflada, vestigia-se ainda em obras desta viragem do milénio. Não esquecendo o indiscutível binómio literatura-sociedade, e entrando numa perspectiva sociológica, atente-se ainda nos comportamentos e atitudes da sociedade contemporânea reflectidos em multímodos procedimentos de carácter revivalista. Sebastianism is a strictly Portuguese religion, an assertion which the Message of Fernando Pessoa grounds. However, names as those of Garrett, Antero de Quental, Guerra Junqueiro, Teixeira de Pascoaes, Oliveira Martins or António Nobre also constitute an important repository for the study of this myth. Though more or less hidden, there are still vestiges of the sebastic inebriety, at the turn of the millennium. Also, bearing in mind the relation between literature and society, and from a sociological perspective, revivalism can be traced in multiple attitudes and behaviours of the contemporary society.
- Nomadismo, corporalidade e transgressão: uma aproximação à arte de Franz WestPublication . Barroso, Eduardo PazNo panorama actual da arte contemporânea, Franz West é um criador plástico que trabalha a partir de uma crítica da comunicação e de uma reformulação estética das relações entre o “espectador” e a “obra”. A sua produção, da qual foi já apresentada uma mostra antológica em Portugal (1997/1998), elege o corpo humano e o espaço habitável, como motivos para uma abordagem inédita da socialização de relações entre sujeitos, as quais encara como matérias-primas do discurso artístico. Franz West (Viena, 1947) é um artista de rara singularidade no panorama da arte actual. Expõe desde meados dos anos 70. The actual contemporary art spectrum shows Franz West as an artist, who engages with the critical analysis of the languages, as well as with the aesthetic rethinking of the relationship between the “spectator” and the “piece of art”. His production chooses the human body and the inhabitable space as its major motives. Through this approach, the artist achieves an exclusive interaction between the social relations of the subjects, which are seen as the main subject matters of his artistic discourse. Franz West (Vienna, 1947) already had an anthological exhibition in Portugal (1997/1998) and is seen as an artist of extreme singularity in the current contemporary art scene. He exhibits since the middle of the 1970s.
- La relación con el Nuevo Mundo: una mirada a través de la cultura materialPublication . Piñón Sequeira, AnaPelo coleccionismo de objectos oriundos dos povos ameríndios nos séculos XVI e XVII se pode reconstruir uma tipologia da relação entre os povos colonizadores e os da América latina. As colecções respondiam não somente a um imaginário europeu, como a estratégias de demonstração de poder das potências ocidentais. For the collecting of the Amerindian Artefacts in XVI and XVII centuries, we can reconstruct a typology of the relation between the colonization and Latin America. The collected not only answered a European imaginary, as the strategies of demonstration of being able of the occidental powers.
- La mi(s)tificación de la figura del dictador en la literatura hispanomaericana del siglo XXPublication . Toscano, Ana María da Costa; Wlodzimierz, Jozef SzymaniakA partir da literatura, este texto analisa os discursos sobre uma das figuras mais influentes do imaginário cultural e político da América do Sul: o tirano. Das metáforas utilizadas e das construções psicológicas das personagens surge uma tipologia da figura do ditador que aqui é descrita. From literature, this text analyzes the speeches on one of the figures most influential of imaginary cultural and the politician of the South America: the tyrant. Of the used metaphors and the psychological constructions of the personages a typology of the figure of the dictator appears who is described here.