FCT (DCEA) - Artigos em Atas de Conferências Nacionais
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- Governo Electrónico nas Juntas de Freguesia: situação na região do MinhoPublication . Rocha, Álvaro; Cláudia, Silva; Marcelino, Lamas; Ricardo, Castro; Sérgio, SilvaNeste artigo apresentamos um estudo realizado com o objectivo de analisar a adopção do Governo Electrónico pelas Juntas de Freguesia do Minho, incluindo a análise da evolução ocorrida entre 2003 e 2005. Apesar de ter crescido significativamente, o Governo Electrónico ainda é uma miragem para a esmagadora maioria das Juntas de Freguesia do Minho, particularmente no que respeita à disponibilização de informações e serviços por meio de websites.
- Método de design instrucional para desenvolvimento de trilhas de aprendizagem em uma Instituição de Ensino Superior de grande portePublication . Chagas, Rosana; Costa, T.D; Ribeiro, Nuno MagalhãesTrilhas de aprendizagem têm sido descrita como caminhos alternativos que o aprendiz pode seguir para desenvolver as competências necessárias a instituição. Assim, para desenvolver uma dada competência, o aprendiz poderia escolher um curso presencial, um curso a distância ou a leitura de um livro, por exemplo. A despeito de suas inúmeras vantagens serem amplamente descritas na literatura, são raros os trabalhos que discutem a metodologia para formatação de trilhas. O presente trabalho avalia a utilização da metodologia de Design Instrucional para a construção de trilhas de aprendizagem em uma Instituição de Ensino Superior. Na primeira fase do trabalho, um mapeamento de competências foi conduzido para avaliar que competências possuíam um maior grau de lacunas. Na segunda fase, as competências com alta lacuna e com necessidade de capacitação de muitos aprendizes foram decompostas em objetivos instrucionais de acordo com a metodologia de design instrucional. Na terceira fase, avaliações de aprendizagem foram aplicadas com todos os participantes antes e depois do contato dos mesmos com cada trilha de aprendizagem. Os dados da avaliação constataram 75% de acréscimo de repertório comportamental depois da conclusão das trilhas de aprendizagem pelos aprendizes, tanto nas trilhas presenciais quanto nas trilhas a distância. A metodologia de design instrumental para a construção de trilhas parece ser promissora, todavia, um alto índice de evasão nas trilhas a distância deve ser analisado com cuidado.