Cons-Ciências- Nº 03
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- Bússula de competências de auto-navegaçãoPublication . Wehowsky, AndreasEste artigo coloca a noção de auto-regulação no contexto mais vasto da auto-navegação. Depois de uma curta introdução em inteligência pessoal e emocional, apresentar-se-á o estado actual de uma Psicologia Integrativa com base na Teoria de Interacções Personalidade-Sistemas(Teoria PSI) de Julius Kuhl, teoria essa que consegue operacionalizar e decompor funções e competências de uma auto-navegação complexa. Depois de uma incursão na Psicologia do Desenvolvimento, o núcleo das psicopatologias é apresentado como distúrbios da regulação. Finalmente, estas descobertas acerca da auto-navegação servem para a dedução de princípios de eficácia em intervenções psicoterapêuticas. Estas podem ser informadas e detalhadas para orientar o processo terapêutico através do modelo da Bússola de Competências. The article places the term self-regulation within the broader context of self-navigation. After a short introduction of emotional and personal intelligence constructs, today’s state-of-the-art of an integrative psychology is shown, based on the PSI Theory of Professor Julius Kuhl which is able to decompose and operationalize functions and competencies of a complex self-navigation. The incursion into developmental psychology reveals the core of psychopathologies as disturbances of regulation. Finally, the insights from self-navigation lead to the deduction of some principles of efficacy for psychotherapeutic interventions. These can be informed and guided for precise processes by the model of a Competence Compass.
- Imortalidade simbólica e ansiedade perante a morte: estudo comparativo com esquizofrénicosPublication . Durães, José MiguelA Symbolic Immortality Scale (SIS) e a Revised Death Anxiety Scale (RDAS) foram administradas, individualmente, a 2 grupos de sujeitos do sexo masculino de nacionalidade portuguesa (n=100), com diagnóstico de esquizofrenia (amostra clínica) e sem perturbação psiquiátrica conhecida (amostra não clínica). A Imortalidade Simbólica e a Ansiedade Perante a Morte foram estudadas em ambas as amostras, assim como a sua relação com a idade, religiosidade/espiritualidade, prática de uma religião e institucionalização (esta apenas para a amostra de esquizofrénicos). Pelos resultados encontrados constatam-se diferenças significativas entre ambas as amostras relativamente ao desejo de imortalidade simbólica global e modos religioso, natural e biológico, em que a amostra clínica apresenta médias superiores. Observaram-se diferenças estatisticamente significativas entre os que acreditam e os que não acreditam em algum tipo de religião/espiritualidade e entre praticantes e não praticantes de uma religião em ambas as amostras. The Symbolic Immortality Scale (SIS) and the Revised Death Anxiety Scale were administered, individually, to two groups of male Portuguese participants (n=100), with the diagnostic of schizophrenia (clinical sample) and without psychiatric disorder known (non clinical sample). The Symbolic Immortality and Death Anxiety were studied in both samples, as well as their relation with age, religiosity/spirituality, probation of a religion and institutionalization (this one only for the schizophrenia sample). The results generated statistical significative differences between both samples concerning the global symbolic immortality and the religious, natural and biologic modes, in which the clinical sample obtained higher means. It was found statistical significative differences between those who believe and those who don’t believe in a religion/spirituality and between probationers and nonprobationers of a religion in both samples.
- Uma abordagem linguística dos processos de regeneração: o efeito vialistaPublication . Masson, AlainTrês tipos de linguagem têm a sua base funcional no cérebro humano: uma linguagem de imagens, a linguagem onírica, a linguagem do sonho; uma segunda linguagem ainda pouco conhecida: aquela da “inteligência subliminar”, linguagem não consciente. Investigações recentes, efectuadas no domínio das neurociências, dão a prova da existência desta inteligência. A terceira linguagem é aquela da linguagem consciente, gramaticalmente estruturada para ser não contraditória. Esta linguagem é, hoje em dia, considerada como a única via de acesso ao conhecimento científico. A linguagem socializada não contraditória impõe a sua lei. Foi experimentalmente demonstrado que o funcionamento da linguagem socializada racional apaga a inteligência subliminar. Uma solução é aqui proposta: é posto em funcionamento um operador apto a unir a inteligência subliminal e a linguagem socializada. Este operador é a função vialista. O vialista é o operador duma função que não pode ser nomeada na linguagem social racional. Esta sintaxe inédita é a chave da passagem duma fronteira que, sem ela, é intransponível. As aplicações práticas são consideráveis. Dois exemplos são sugeridos neste trabalho: o atraso no envelhecimento das células; a possibilidade de terapêuticas inéditas. Three kinds of languages have their functional basis in the human brain: a language of images, the dreamlike language, the language of dreams; a second language is still little known : that one of « subliminal intelligence », non conscious. Recent investigations, in the field of neurosciences, prove the existence of this intelligence. The third language is the one of the conscious language, grammatically structured to be non contradictory. Today, this language is considered to be the only means of access to the scientific knowledge. The non contradictory socialized language imposes its law. It has been experimentally demonstrated that the functioning of the rational socialized language puts out the subliminal intelligence. A solution is put forward : the bringing into play of an operator capable of uniting the subliminal intelligence and the socialized language. This operator is the vialist function. The vialist is the operator of a function which has no name in the rational social language. This original syntax is the key to a boundary which is impassable without it. The practical applications are considerable. Two examples are presented here: slowing down of the ageing process of cells; possibilities of original regenerative therapeutics.
- Psicanálise integral: as dimensões da personalidade humanaPublication . Lins, LucianoA Psicanálise Integral é um sistema de conhecimento que procura resgatar a unidade de vários estudiosos do inconsciente humano, como também focalizar a consciência como ponto nuclear para ser despertado. Além do mais, procura investigar o domínio do espiritual, percebido como o infinito da consciência, traduzida pelas comunidades esotéricas e os grandes mestres, como experiência mística. Para que seja compreendida essa ordem formulada no âmbito da Psicanálise Integral, desenvolvemos a ideia da estrutura Trina da personalidade humana, definindo-a como Dimensão Histórica, Mítica e Mística. A Dimensão Histórica tem base nos fundamentos do ego, que envolve a causalidade, o tempo e o espaço, e todo processo de identificação genética, social e cultural. A Dimensão Mítica está diretamente vinculada ao inconsciente colectivo e a essência da alma humana, manifestada através de contos, narrativas míticas, rituais e sonhos. O tempo e o espaço não estão vinculados à causalidade, e sim a sincronicidade, conceito desenvolvido por Carl Gustav Jung. A Dimensão Mística diz respeito à transcendência do tempo, do espaço e da causalidade, indo até ao inefável. Consideramos estas formulações como algo recalcado pela Psicanálise Ortodoxa, mas actualmente em resgate. O método proposto pelo paradigma da Psicanálise Integral também, mas não só, pode fundar-se na palavra plena, que é o despertar para a pura percepção, a partir do que se fala como fórmulas de um Koan, que são estratégias empregadas no Zen Budista para transmutar a razão. Todavia, torna-se necessário que o psicanalista reveja a sua forma de ver o mundo, o caos e o cosmo. Nesse contexto, a psicanálise passará mesmo a exercer a função de autoconhecimento. The integral psychoanalysis is a system of knowledge which tries to recover the unity of several writers about the human unconscious and also focus on the consciousness as a nuclear point to be arisen. Besides, it tries to investigate the spiritual field, which is perceived as the infinite of the consciousness, translated by the esoteric communities and the great masters, as a mystic experience. For a better understanding of this order formulated in the scope of the integral psychoanalysis, the idea of the Trina structure of the human personality was developed, defining it in three dimensions: historical, mythic, and mystic. The historical dimension has its base on the ego grounds, which involves causality, time and space and all the process of genetic, social and cultural identification. The mythic dimension is directly linked to the collective unconscious and to the essence of the human soul, expressed by stories, mythic narratives, rituals and dreams. The time and space are not linked to causality but to synchronicity, a concept developed by Carl Gustav Jung. The mystic dimension is related to time, space and causality transcendence, and it goes until the unsaidable. These formulations are considered as something denied by the Orthodox Psychoanalysis, but nowadays are being rescued. The method proposed by the paradigm of the integral psychoanalysis can be found itself, but not only, in the full word, which is the fact of waking up to the pure perception, from what is said like formulas of a Koan, which are strategies used in the Zen Budism to transform the reason. However, it is necessary that the psychoanalyst revise his way of seeing the world, the chaos and the cosmos. In this context, the psychoanalysis will really practice its function of self-knowledge.
- Ciência e religião: um debatePublication . Toldy, Teresa MartinhoEquacionam-se neste texto as principais linhas que nortearam os núcleos temáticos do “Fórum Internacionam Ciência, Religião e Consciência”, realizado em 2003 na Universidade Fernando Pessoa, bem como a sua novidade, enre nõs, como tópicos de debate; enunciam-se as principais transformações que vêm afectando o conceito tradicional de Ciência, suscitadas por uma crescente complexidade e de uma reavaliação dos domínios sensíveis da experiência humana. São elucidados os eixos centrais em que a Ciência e a Religião se podem interceptar e interagir, bem como as tentativas de superação entre as respectivas esferas de intervenção. Procede-se também a uma revisão de áreas de conhecimento científico que, na ctualidade, podem desafiar os dispositivos teológicos de interpretação da Realidade e projectam-se alguns novos pressupostos das relações entre os seres humanos e a Natureza. Within this text are equated the main lines wihich have governed the themes of the “International Forum on Science, Religion and Consciousness” held in 2003 at the Fernando Pessoa University.These themes were considered as barnd new topics for debate dealing with the main transformations that have been affecting the traditional concept of science, aroused by the ever growing complexity and reevaluation of the sensitive domains of human experience. A new light is cast on the core axes in which Science and Religion may overlap and interact, as well a on the attempts to go byond the limits of each sphere of action. A revision is also made on areas of scientific knowledge that may nowadays defy the theological devices of the interpretation of Reality and some new assumptions are projected on the relationships between Humankind and Nature.
- Algumas notas sobre o estudo integral da consciênciaPublication . Santos, Paulo LimaNum primeiro momento, visa-se contribuir para o esclarecimento dos diferentes usos e significados do termo “integral”, em particular no que se refere ao estudo integral da consciência. Num segundo momento, faz-se uma apresentação crítica do modelo integral desenvolvido por Ken Wilber, com referência às suas principais dimensões: os quadrantes, os níveis ou ondas, as linhas ou correntes, os estados de consciência e os tipos psicológicos. Faz-se uma apresentação mais detalhada dos quadrantes e sua importância para um estudo integral da consciência. In a first moment, we aim to contribute for a better understanding of the different uses and meanings of the term “integral”, in particular with reference to the integral study of consciousness. In a second moment, we make a critical presentation of the integral model developed by Ken Wilber, with reference to its main dimensions: the quadrants, the levels or waves, the lines or streams, the states of consciousness, and the psychological types. A more detailed presentation is made of the quadrants and its importance to an integral study of consciousness.
- Criatividade e consciência para o Século 21: uma poética da almaPublication . Soares, PaulaEste artigo tem por objectivo apresentar alguns dos resultados obtidos a partir da elaboração de uma Tese de Doutoramento na área de Literatura Comparada com Metodologia dos Estudos da Consciência (Universidade de Évora), nomeadamente, a apresentação de um novo modelo de Poética da Alma (Soares, 2003). Um dos pressupostos para a Poética da Alma é proceder a um entendimento integral do processo criativo com o intuito de desencadear pressupostos para uma Cultura da Criatividade e do Auto-conhecimento com base na identificação de Sete Planos de Percepção ou Sete Portas da Alma. A Poética da Alma pretende ainda contribuir para um paradigma que vise a génese do Pan-Antropos (Soares, 2003). O Pan-Antropos define-se como um ser que gradualmente adquire consciência e conhecimento sobre os planos de percepção que constituem a sua hélice, o seu ser, a sua essência. Partimos do estudo e da localização dos Níveis de Consciência ou Planos de Percepção (Soares, 2003) a partir da Tradição Huna, do Modelo da Psico-síntese de Roberto Assagioli e da Psicologia Integral de Ken Wilber. Como resultado da ligação entre a Missão da Arte (Goethe), os Níveis de Consciência e o Processo Criativo, apresentamos o modelo da Poética da Alma que tem por objectivo a (re)integração do Criador, da Obra-Espelho e do Perceptor numa estrutura molecular dinâmica como ponto de partida para a Expressão Criativa do Século 21. This paper aims at sharing some of the results of a PhD research in the area of Consciousness Studies, namely the presentation of a new model within a Poetics of the Soul concept. To start with, this paper will focus on a reflection on the Mission of Art (Goethe) and on the Creative Process based on selected testimonies of universally recognized artists. Further on, we will focus on the structure and location of the Levels of Consciousness as presented in the Huna Tradition, in Roberto Assagioli’s Psychosynthesis Model and in Ken Wilber’s Integral Psychology. As a result of the connection between the Mission of Art, the Levels of Consciousness and the Creative Process we will present a Poetics of the Soul model that aims at (re)integrating the Creator, the Mirror-work of Art and the Perceptor in a dynamic molecular structure as a means for the Creative Expression for the 21st Century.
- Apresentação [de] Cons-Ciências, nº3Publication . Fernandes, Joaquim; Santos, Nelson Lima
- O papel da espiritualidade na qualidade de vida do doente oncológico em quimioterapiaPublication . Pestana, João Paulo; Estevens, David; Conboy, JosephEste estudo tentou perceber qual o papel que a espiritualidade desempenha na qualidade de vida (QDV) dos doentes oncológicos que estão realizando tratamento com quimioterapia. A amostra foi constituída por 23 indivíduos que estavam a efectuar tratamento com quimioterapia no Hospital Distrital de Faro. A idade dos participantes variava entre os 34 e os 65 anos, com um valor médio de cerca de 48 anos de idade (DP=9,9), sendo que 12 eram do sexo masculino (52,2%). Os instrumentos utilizados neste estudo foram a FACT-G que mede a QDV do doente oncológico em quatro domínios e ainda a FACIT-Sp-12, para o bem-estar espiritual (BEESP). Foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre BEESP e QDV total (r 23 = 0,654; p < 0,01), BEESP e bem-estar emocional (r 23 = 0,660; p < 0,01), BEESP e bem-estar físico (r 23 = 0,549; p < 0,01) e ainda entre BEESP e bem-estar funcional (r 23 = 0,654; p < 0,01). Foi ainda verificado que o BEESP era afectado negativamente à medida que o número de tratamentos de quimioterapia aumentava. Estes resultados são semelhantes aos verificados em outros trabalhos realizados nesta área, ao salientarem a importância da espiritualidade para a QDV dos doentes oncológicos. Mais estudos são necessários para tentarmos perceber se a espiritualidade pode representar uma importante estratégia de coping no combate à morbilidade provocada pelo cancro, bem como aos efeitos secundários do tratamento com quimioterapia. Os resultados destes futuros trabalhos podem ter implicações clínicas importantes. The purpose of this study was to determine the role of spirituality in the quality of life (QOL) of cancer patients undergoing chemotherapy. The sample was made up of 23 individuals undergoing chemotherapy treatment in Hospital Distrital de Faro. The age of the participants ranged from 34 to 65 years with a mean age of 48 years (SD=9,9). Twelve (52,2%) were male. The questionnaires used were the FACTG that measures the QOL of cancer patients in four domains, and the FACIT-Sp-12 for measuring spiritual well being (SPWB). We found statistically significant correlations between SPWB and overall QOL (r 23 = .654; p < .01), SPWB and emotional well being (r 23 = .660; p < .01), SPWB and physical well being (r 23 = .549; p < .01), SPWB and functional well being (r 23 = .654; p < .01). It was also found that SPWB declined as the number of chemotherapy treatments increased. Our results are consistent with the findings of other studies in the field that support the important role that spirituality plays in the QOL of cancer patients. Further studies are needed to evaluate the importance of spirituality in coping with cancer morbidity and chemotherapy side effects. The future studies results can have important clinical implications.
- Live cell therapy (terapia com células vivas) no tratamento do cancro e no anti-envelhecimento: o futuro hojePublication . Marcos, AntónioA terapia com células vivas é uma técnica natural, única e em forte expansão, para o tratamento de um conjunto vasto de problemas de saúde, através da qual se ministram aos pacientes células vivas ou extractos celulares de origem animal. Uma nova técnica patenteada e novos refinamentos tecnológicos na sua extracção permitemnos hoje oferecer aos pacientes aquilo que nem as vitaminas, nem os minerais, nem os aminoácidos, nem qualquer outro tratamento natural, ou químico, consegue. Só ela permite a total recuperação de tecidos e órgãos danificados ou doentes e baseia-se numa ancestral premissa de que os tecidos ou órgãos idênticos sãos curam aqueles que estão doentes. Ela é usada, com muito sucesso, num leque mais ou menos alargado de patologias que vai desde o Parkinson, às doenças auto-imunes, passando pelas doenças cutâneas, mas onde os estudos demonstram já a sua eficácia é em oftalmologia, na artrite reumatóide, no cancro e no envelhecimento. Live cell therapy is a natural, unique and increasing technique for the treatment of a vast lot of health problems in which live cells or cellular extracts from animal origin are administered to the patients. A new patented technique and new technologic refinements allow us today to offer to our patients something that vitamins, minerals, amino acids, neither any other natural, or chemical, treatment can. It is the only one to heal damaged or diseased tissues or organs and is based in the assertion that healthy tissues or organs heal the same that are injured. It´s used, with great success, in a lot of pathologies like Parkinson, auto immune disease, skin problems and the studies already prove it efficacy in ophthalmology, rheumatoid arthritis, cancer and aging.