Browsing by Author "Vinagre, Maria do Amparo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacto das atividades socioculturais no bem-estar dos alunos adolescentes de um agrupamento de escolas de Torre de Moncorvo: diagnóstico para uma intervençãoPublication . Vinagre, Maria do Amparo; Coelho, FátimaA animação sociocultural assume-se como uma metodologia participativa e ativa que potencializa o desenvolvimento do adolescente em ambiente escolar, contribuindo para o seu bem-estar e autonomia não só ao nível cultural e cognitivo, mas também ao nível psicológico. Tendo em conta esta constatação, esta investigação teve como objetivo analisar o impacto da prática de diferentes atividades de animação sociocultural em ambiente extraescolar no bem-estar psicológico e satisfação com a vida de alunos adolescentes. Para levar a cabo esse objetivo de investigação, adotou-se uma abordagem quantitativa e inferencial, com recurso a testes t de student para comparação de duas amostras independentes e testes de Mann-Whitney para a deteção de diferenças estatisticamente significativas entre grupos de praticantes e não praticantes de determinadas atividades socioculturais. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário com questões que visavam conhecer as práticas dos alunos adolescentes, o bem-estar psicológico “Échelle de Mesure des Manifestations du Bien-Être Psychologique (ÉMMBEP) e a satisfação com a vida, através da escala Satisfaction With Life Scale (SWLS ) . A amostra em estudo corresponde a 100 alunos adolescentes do 3º ciclo e ensino secundário de um Agrupamento de Escolas na vila de Torre de Moncorvo e foi considerada como representativa da população a um grau de confiança de 95% e margem de erro de 5%. Os resultados demonstraram que a prática de desporto é importante para a sociabilidade e para controlo de si e dos acontecimentos, em constatações com significância estatística (p<0,05). Resultados estes que impulsionaram uma proposta de intervenção escolar focalizada na atividade desportiva com uma componente de apoio e reforço psicológico.
