Browsing by Author "Vieira, Maria Celeste"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estudo de impacto de aplicação de programa fonolinguístico e gestual de intervenção em leitura e ortografia em crianças com dislexiaPublication . Vieira, Maria Celeste; Ramalho, JoaquimNas sociedades modernas, o papel da leitura é fundamental. Assim, qualquer défice na capacidade de ler pode afetar significativamente as aspirações de uma pessoa. Tendo como base o funcionamento cerebral dos normoleitores, a neuroimagem identificou diferenças funcionais e estruturais relacionadas com dificuldades específicas de leitura. Há ampla evidência de que a intervenção especializada é eficaz na melhoria da proficiência em leitura e escrita de crianças com dislexia, mas em Portugal escasseiam programas de reeducação desta área, elaborados à luz das neurociências. Com esta investigação pretendemos atingir três grandes objetivos que deram origem a dois estudos. O primeiro visou identificar crianças com dislexia de dois agrupamentos de escolas do 1º ciclo, para criar uma amostra e, secundariamente, comparar a prevalência da dislexia nesses agrupamentos com a de estudos até então levados a cabo. Realizaram-se estatísticas descritivas e fez-se a análise de simetria da distribuição das frequências, através da utilização dos coeficientes de assimetria/curtose. O segundo estudo contemplou a elaboração de um programa de reeducação da dislexia e disortografia, intensivo, sistemático, com ensino explícito e assente num método fónico e gestual e a avaliação do seu impacto. O design da investigação envolveu um grupo experimental (GE) e um de controlo (GC) e a realização de pré e pós-teste. Para avaliar a sua eficácia, utilizaram-se testes t para amostras independentes e t para amostras emparelhadas. O pressuposto da homogeneidade de variâncias foi avaliado através do teste de Levene. Participaram na triagem inicial 577 crianças do 2º e 3º ano, de dois agrupamentos de escolas do concelho da Maia. Identificamos 30 crianças com dislexia (N=30) e os resultados indicam uma prevalência da dislexia de 5,19%, valor muito próximo do de outras publicações para o português europeu. Os resultados do segundo estudo apontam para a eficácia do programa de reeducação, registando-se valores mais elevados em todas as provas do pós-teste, no GE. Nas variáveis: consciência fonémica, precisão leitora e de escrita, a diferença de resultados entre os dois grupos é expressiva; ao nível da velocidade leitora a progressão do GE foi menos visível. Os resultados são discutidos e sugeridos novos estudos.