Browsing by Author "Silva, Teresa"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Corpos mutantes entre a pintura e o cinema em Julião SarmentoPublication . Silva, TeresaEste artigo inscreve-se no âmbito do pensamento artístico contemporâneo. Pretende reflectir acerca das contaminações de linguagens nos territórios da arte, nomeadamente entre o fílmico e a pintura, cujas relações intertextuais tornam-se ambíguas, abrindo-se à polissemia de sentidos. Toma-se como análise um caso paradigmático destas questões, Julião Sarmento, cujas obras desconstroem fronteiras artísticas entre o cinema e as artes visuais. Sarmento, subverte referenciais e modos operativos na criação artística, numa perspectiva existencial, exercita territórios do desejo em múltiplas dimensões. This paper is related to the contemporary artistic thought. It aims at reflecting about the contaminations of the languages in the fields of art, namely between what film and painting languages are concerned. These intertextual relationships become ambiguous, allowing a polysemy of meanings. A paradigmatic case of these questions is Julião Sarmento, whose paintings shade off artistic frontiers between cinema and visual arts. Sarmento subverts the referencial system and the operative way in the artistic creation. Furthermore, in an existencial perspective he experiences the territory of desire in multiple dimensions.
- Tráfegos de linguagens em Álvaro LapaPublication . Silva, TeresaEste artigo pretende reflectir acerca da contemporaneidade artística. A arte afirma-se pela contaminação de meios e de linguagens, escritas, sonoras, corporais e virtuais, traçando jogos combinatórios, opacos, múltiplos e complexos. A intertextualidade e a paródia, caracterizam muita da arte do presente e distinguem-na dos precedentes modernistas, pelo assumido relativismo e pluralidade. A análise de um caso paradigmático do panorama artístico português, Álvaro lapa, que introduz a questão, da pintura como texto ou do texto como pintura, permitir-nos-á compreender esse tráfego de linguagens de um pintor-escritor ou escritor pintor, na procura da oralidade. This article intends to reflect the artistic contemporaneousness. the art affirms itself by the contamination of means and languages, written, resonant, physical and virtual, drawing combinatory, multiple, opaque and complex games. the intertextuality and the parody characterize many of the present art and distinguish it from the modernists, by the assumed relativism and plurality. this article also has an analysis of a paradigmatic case of the portuguese artistic panorama, Álvaro lapa, who introduces the question, the painting as text or the text as painting, will allow perceiving that traffic of languages of a painter-writer or writer–painter, searching for orality.