Browsing by Author "Silva, Ana Maria Lopes da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O jornalismo económico como forma de jornalismo especializado: o perfil do Jornal de NegóciosPublication . Silva, Ana Maria Lopes da; Sousa, Jorge PedroTendo em conta a pertinência desta temática que é o Jornalismo Económico e a escassez de evidências empíricas relativas ao seu papel na comunicação social, o presente estudo tem como objetivo analisar que influência tem a economia no jornalismo e o papel decisivo dos jornalistas especialistas. Dado que só há poucos anos o Jornalismo Económico se começou a evidenciar perante os meios de comunicação social e no interior das redações, sendo notório o seu crescimento até aos dias de hoje, é importante compreender de que forma este se fomentou em Portugal e, perante todos os seus desafios e vicissitudes, de que igual forma começou a atrair cada vez mais profissionais da área e o próprio público. O presente trabalho assenta, primeiramente, numa pesquisa literária que se centrou na recolha de informação acerca do surgimento e desenvolvimento do Jornalismo Económico em Portugal. Num segundo momento foi realizada uma metodologia de um estudo de caso, o perfil do Jornal de Negócios, a partir da análise quantitativa de dez jornais, no sentido de se avaliar a forma de como está organizado. Os resultados obtidos após a conclusão deste estudo, evidenciam que este género de jornal económico centra-se principalmente em temáticas de cariz económico, financeiro e político-social, com atores principais como os políticos, os empresários e os especialistas, o principal interesse para um público, também ele, cada vez mais especializado em economia.