Browsing by Author "Santos, Francisca Esteves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A incessante procura pela perfeição: a influência da publicidade nos estereótipos femininosPublication . Santos, Francisca Esteves; Tuna, SandraEsta dissertação, intitulada “A Incessante Procura pela Perfeição: A influência da Publicidade nos Estereótipos Femininos”, visa esclarecer se os aspetos recorrentes da publicidade na imprensa especializada em assuntos quotidianos que atuam na procura incansável, das mulheres, pela perfeição e juventude. Com o intuito de contextualizar o objeto de estudo deste trabalho, começa-se por traçar a mudança histórica da publicidade focada no género feminino, onde existe uma notória mudança nas ideologias mediáticas. Inicialmente, é feita uma análise da reprodução dos padrões de género e de seguida uma parte mais próxima da figura feminina. De seguida, analisa-se a transição da indústria mediática como presença direta nos indivíduos do género feminino, salientando as transformações sofridas no seu quotidiano, desde ações, convivências e hábitos, cuidados e tratamentos. Segue-se uma análise referente às componentes visuais e textuais dos anúncios onde a principal personagem é a figura feminina, prosseguindo-se com uma análise detalhada dos anúncios de cosméticos. A influência que a publicidade incita no grupo feminino pela juventude perfeita é suportada por uma análise de anúncios de cosmética retirados de três revistas mensais, durante seis meses e por uma análise descritiva de um questionário, por forma a determinar a presença desta influência. Há uma padronização massificada na imprensa rosa com efeitos na autoimagem deste público e, por isso, a preocupação principal desta dissertação é entender e alertar a influência publicitária na transmissão de estereótipos em torno da perfeição, da beleza e da juventude e em como, a procura incessante de um ideal perfeito construído a partir dos anúncios destas revistas, pode afetar diretamente com o campo pessoal do grupo feminino.