Browsing by Author "Santos, Fernando Manuel da Costa"
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- O papel do diretor de turma como mediador na escola e na comunidadePublication . Santos, Fernando Manuel da Costa; Alves, Carlos TeixeiraO presente trabalho teve como objeto de estudo uma investigação sobre O papel do Diretor de Turma como mediador na escola e com a comunidade, implementada na Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Padre João Rodrigues. A apreensão sobre os handicaps ao desenvolvimento de um processo educativo sinérgico ao nível local surge como móbil para a observação sobre o aproveitamento do papel polissémico do Diretor de Turma (DT), como mediador e intermediário da comunicação entre vários atores, no sentido de os aproximar de forma eficiente através do exercício das suas funções: na relação com os alunos, professores da turma, Encarregados de Educação; assim como nas tarefas organizativas/administrativas (de gestão) e na dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade. Para responder à nossa questão-problema – Como melhorar a imagem, interação, identificação e satisfação de alunos, pais/Encarregados de Educação e comunidade em relação ao Agrupamento? – realizaram-se entrevistas a sete Diretores de Turma representativos de todos os níveis de ensino, no sentido de ouvir a sua opinião face ao funcionamento da instituição onde trabalham e de recolher opiniões acerca dos aspetos passíveis de melhoramento. Os resultados mostram que o DT medeia o envolvimento dos pais/EE na realização de atividades educativas com os alunos e os professores da turma em contextos de aprendizagem, sendo necessário responsabilizar-se pela operacionalização de estratégias específicas para aproximar todos os agentes educativos, tornando-os mais participativos e atentos na procura de soluções adequadas aos problemas e desafios colocados pela educação. Então, perante os resultados obtidos e porque reconhecemos que a motivação dos alunos e dos seus pais, no que concerne à Escola, é fundamental, elaborámos um projeto de intervenção intitulado “A nossa escola mudou”, a implementar no próximo ano letivo no Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, centrado na relação escola-comunidade, privilegiando a inovação. O projeto assenta em três vetores, designadamente a criação do Dia dos pais/Encarregados de Educação, da TV Escola e do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família. Na conjuntura atual, apesar dos vários obstáculos à sua funcionalidade como projetor de imagens sobre uma comunidade educativa, cabe ao DT pintar um quadro sobre a escola como uma janela aberta para o mundo. Pretendemos implementar o projeto “A nossa escola mudou”, na certeza de que este ajudará a mudar a imagem da escola perante as comunidades escolar e extraescolar, projetando o Agrupamento para um patamar de inovação e de diferença.