Browsing by Author "Rodrigues, Marta Sofia Barreiro"
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- Conhecimento dos alunos do 4º Ano de Enfermagem sobre o doente colostomizadoPublication . Rodrigues, Marta Sofia Barreiro; Abreu, Maria JoséO presente trabalho insere-se no âmbito do plano curricular do 4º ano da Licenciatura de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa. O tema abordado “Conhecimento dos Alunos do 4º Ano de Enfermagem sobre o Doente Colostomizado”. A escolha do tema surge após o ensino clínico de Cirurgia, onde foi dada a oportunidade de assistir e colaborar nas consultas de enfermagem a doentes colostomizados. Definida a problemática, opta-se por um estudo exploratório descritivo transversal com abordagem quantitativa, incidindo o estudo na colheita de dados através de um questionário efectuado a uma amostra de 40 alunos do 4º ano do curso de Enfermagem, realizado no dia 29 de Abril de 2010. O tratamento dos dados é realizado com o programa informático SPSS for Windows, versão 18.0, e para a sua análise recorre-se à estatística descritiva através de medidas de tendência central. Desta análise verifica-se que: - A amostra é constituída na sua maioria (70%) por alunos do sexo feminino, e a moda é de 22 anos; - Os elementos da amostra que tiveram oportunidade de realizar cuidados a doentes colostomizados, correspondendo a uma percentagem de 97,5%, fizeram-no no ensino clínico de Enfermagem Médico-Cirúrgica (67,3%); - As três dificuldades mais assinaladas pelos inquiridos são os “ensinos”, a existência de “diferentes dispositivos” e o “prestar cuidados ao estoma”; - Quanto à questão que avalia os conhecimentos sobre ostomias 60,4%, dos inquiridos escolhem a opção “Uma colostomia pode ter apenas um estoma”; - Quanto à questão sobre quais os cuidados a ter com uma colostomia, os inquiridos assinalam a opção “Aferir as características de drenagem da colostomia, que são em forma de muco e com uma secreção sero-hemática” com 31,7%; - Os elementos da amostra dão ênfase aos ensinos sobre alimentação, 33% privilegiam em detrimento das outras opções; - Os inquiridos consideram, respectivamente, com 90% e 85% a “preparação psicológica” e os “ensinos” como sendo “muito importante”.