Browsing by Author "Rodrigues, Daniela Filipa Reis"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relação entre literacia, integração sensorial e competências parentais em crianças do 2º ano do 1º cicloPublication . Rodrigues, Daniela Filipa Reis; Antunes, Eva BolleO estudo apresentado tem como principal objetivo verificar a relação existente entre literacia, integração sensorial e competências parentais, em crianças do 2º ano do 1º ciclo e possui as seguintes variáveis: nível de exatidão e tempo de reação na leitura de palavras e de pseudopalavras, total sensor e estilo parental. A amostra foi constituída por 48 participantes (26 do sexo masculino e 22 do sexo feminino) com idades entre os 7 e os 8 anos de idade. Este estudo contém critérios de inclusão, os participantes tinham que ser falantes do Português Europeu e que frequentassem o 2º ano do 1º ciclo e os critérios de exclusão são os seguintes: crianças com diagnóstico de deficiência de caráter permanente, nomeadamente crianças com Necessidades Educativas Especiais, ou sinalizadas como tal, crianças que tiveram, no passado, e têm, no presente, apoio na valência de Terapia da Fala devido a problemas de linguagem, fala e comunicação e crianças bilingues. Os dados foram recolhidos através da utilização do Teste Avaliação da Leitura do Português Europeu (ALEPE), questionário SenSOR-C e pelo questionário QEP. Através da análise dos dados foi possível concluir que este estudo não apresenta associações estatisticamente significativas entre a literacia com o total do sensor e estilos parentais.