Browsing by Author "Paula, Francielli Karine"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Educação sexual no ambiente escolar: análise dos conhecimentos dos alunos e da opinião de professores do ensino fundamental e médioPublication . Paula, Francielli Karine; Coelho, FátimaA temática da sexualidade e da adolescência conglomera uma ampla heterogeneidade de aspectos, como o desenvolvimento psicossocial e transformações biológicas que ocorrem nessa fase. Trabalhar no Ensino Fundamental e Médio é um constante desafio, pois os alunos nesta fase da adolescência exibem conflitos inter e intrapessoal e o docente precisa estar disposto a suprir de maneira adequada estes impasses. Considerando que a sexualidade é um tema que provoca curiosidade e gera indagações nessa etapa da vida se faz necessário ter respaldo teórico adequado para trabalhar este assunto. Nesse sentido, o objetivo geral deste projeto foi investigar como a Educação sexual tem sido desenvolvida no meio escolar, ampliando a compreensão sobre a necessidade de promover uma formação adequada para aperfeiçoar o conhecimento acadêmico dos professores do Ensino Fundamental e Médio. Para isto, foi empregada metodologia essencialmente qualitativa, os dados foram coletados através de um questionário aberto, ao qual responderam 12 professores. Participaram ainda 74 alunos numa palestra organizada numa roda de conversa com o objetivo de verificar dúvidas e necessidades sobre a questão da sexualidade. Conclui-se que os alunos sentem carência no desenvolvimento adequado e mais contínuo em sala de aula, apresentando inúmeras dúvidas sobre o tema. Os resultados dos questionários aplicados para os professores indicam que estes consideram ter conhecimento sobre o assunto, mas a maioria dos entrevistados sente necessidade de cursos de capacitação para melhor conhecimento do assunto. Logo, verifica-se a necessidade de implementação e desenvolvimento de cursos de formação, juntamente com a ampliação da sensibilidade e interesse por parte dos professores em aprender e dialogar sobre o tema.