Browsing by Author "Oliveira, Marcelo Albuquerque de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação das práticas de fomento da economia circular em Manaus-AM: estudo de múltiplos casos em uma escola pública e em duas empresas do polo industrialPublication . Oliveira, Marcelo Albuquerque de; Cardoso, AntónioA proposta deste trabalho incidiu em investigar as práticas de gestão, com base nas premissas da economia circular, em uma escola pública da cidade de Manaus, em uma empresa que atua no polo industrial da região e em uma microempresa que atua no ramo de produção de utensílios de madeira. Com respeito à escola pública, a proposta consistiu na avaliação da percepção dos alunos sobre os conceitos relacionados à educação e sustentabilidade, e como a economia circular pode ser impulsionada na sociedade por meio de políticas educacionais consistentes. Com base na aplicação de um questionário aos alunos, foi possível avaliar sua percepção sobre o tema ambiental e a promoção de ações circulares. Como conclusão do estudo na escola, a existência de uma política educacional sólida é capaz de impulsionar os conceitos preconizados pela economia circular, criando um círculo virtuoso natural para que esses conceitos estejam fortemente enraizados em todas as camadas da formação educacional do indivíduo. Já a marcenaria sustentável explora o conceito de economia circular com base no uso de resíduos de madeira provenientes do processo produtivo de uma empresa que atua no setor de produtos de higiene e limpeza do Polo Industrial de Manaus, que alimentam o processo de fabricação de uma Oficina Sustentável que fabrica produtos personalizados. A metodologia deste trabalho consistiu em explorar as etapas de seu processo de fabricação e revelou o potencial a ser explorado na região devido às oportunidades econômicas e aos impactos socioambientais. Por fim, o último estudo deste trabalho incidiu na avaliação do desenvolvimento de um produto a partir de sobras do processo produtivo de uma empresa fabricante de lápis de cor. O planejamento de um produto com os atuais princípios de economia circular aumentou a criatividade e a inovação para criar novos métodos que podem ser aplicados desde a fase de planejamento até o produto final chegar ao mercado.