Browsing by Author "Oliveira, Caroline Menezes de"
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- Políticas públicas educacionais: normas e leis brasileiras para a prevenção de acidentes físicos no ambiente escolarPublication . Oliveira, Caroline Menezes de; Maia, Rui LeandroAs escolas têm como característica natural serem locus de atenção e cuidados permanentes, não somente por crianças serem suscetíveis a acidentes devido à inquietação e imprevisão, mas por apresentarem fatores de riscos que possam prejudicar a integridade física dos alunos. Em se tratando de escolas, as medidas de prevenção são as únicas maneiras de evitar acidentes. Estas estão determinadas em leis e nas políticas educacionais prevencionistas, que estabelecem uma série de normas e condutas a serem seguidas. Com isso, a presente pesquisa relata os resultados de investigação que objetivou identificar quais as principais políticas públicas prevencionistas criadas especificamente para os ambientes escolares. O levantamento documental das leis e programas brasileiros que fazem referência ao prevencionismo e a descrição dos principais fatores de riscos físicos, para melhor análise sobre as quais medidas atribuem a prevenção de acidentes em consonância com as leis, foram os principais objetivos específicos. A presente pesquisa teve como metodologia a abordagem qualitativa em caráter exploratório: o aprofundamento na compreensão dos fenômenos estudados, as ações dos sujeitos; a interpretação segundo a perspectiva dos participantes na situação enfocada; a análise de riscos sob as dimensões e categorias com base nas Normas Regulamentadores (NRs) e no Plano Municipal de Educação do município de Cabo Frio – RJ. O público alvo da pesquisa foram as duas maiores escolas (pública e privada) do 2º Distrito da Cidade Cabo Frio, localizada na Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro. A escolha da cidade e escolha das escolas justificam-se devido às caracterizações sóciodemográficas, econômicas e a relação direta com o crescimento do setor industrial. Com a realização desta pesquisa, aspirou-se a contribuir para a identificação dos principais fatores de riscos de acidentes físicos nas escolas e compreensão da necessidade de mudança de comportamentos, para que a segurança de alunos e funcionários seja eficaz, proporcionando assim uma redução no número de ocorrências estatísticas de acidentes no ambiente escolar. É de fácil entendimento que as escolas regulares e cursos técnicos serão, de certo, fornecedores de futuros profissionais para a região. Sendo assim, a presente pesquisa trouxe a reflexão de como é importante trabalhar ideias prevencionistas no cotidiano escolar, aplicando com seriedade as políticas educacionais, pois nossos alunos serão os trabalhadores de amanhã.
