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- Anestesia intra-óssea versus anestesia troncular em odontopediatriaPublication . Freire, Liliana Cláudia Alves; Crespo, ManuelaTópico Abordado: O perfeito controlo da dor durante os tratamentos odontopediátricos é essencial para ganhar a confiança e colaboração da criança. É fundamental uma execução correta das técnicas anestésicas locais, de forma a impedir a sensação de dor durante os procedimentos. A técnica infiltrativa e o bloqueio do nervo alvéolar inferior são as mais usadas em odontopediatria, contudo, desde 1998 tem vindo a ser aplicada em medicina dentária a técnica intra-óssea, com o desenvolvimento de vários sistemas anestésicos específicos para a sua administração. Objetivos: Pretende-se com este trabalho de revisão fazer uma comparação entre a técnica de anestesia loco-regional, bloqueio do nervo alveolar inferior, e a técnica intra-óssea, nomeadamente quanto á dor no momento da anestesia, eficácia, vantagens, desvantagens e complicações. Metodologia: Pesquisa bibliográfica de artigos cientficos, nas bases de dados Pubmed e B-On em crianças e adolescentes, da qual resultaram após aplicados os limites da pesquisa e os critérios de inclusão/exclusão 27 artigos para revisão. Conclusão: Apesar dos poucos estudos existentes em crianças, conclui-se que, em casos particulares, após um período de treino clínico, a técnica intra-óssea poderá ser uma mais valia em odontopediatria.
- L’impact du lien d'attachement et de sécurité aux parents sur le besoin en téléphone portable chez les préadolescents de 10-12 ansPublication . Pasquale, Alain Di; Matos, MartaHoje, o telefone celular é uma ferramenta de comunicação muito presente entre os adolescentes. O objetivo desta pesquisa é observar se olink do apego e segurança impacto sobre a necessidade de telefone celular entre adolescentes. A hipótese emitida é o seguinte: a maioria dos pré-adolescentes são menos seguras que precisam de seus telefones móveis. Escolhemos o período da adolescência no desenvolvimento humano, bem como a teoria do apego de John Bowlby (1969). Para desenvolver esta pesquisa, nós colocamos uma parte lidar com acessório para a frente na adolescência. Em seguida, uma seção sobre o desenvolvimento da telefonia móvel na França. Nosso estudo quantitativo se concentra em um grupo de 37 pré-adolescentes de sexto grau. Pré-adolescentes estão com idade de 10 a12 anos. Os dados quantitativos em nossa pesquisa foram identificados usando três auto-relato: :L’Inventaire de l’attachement aux parents et au pairs (Vignoli& Mallet, 2004) versão do inventário original do pai e Peer Acessório (IPPA) Armsden e Greenberg (1987), l’échelle de Sécurité de Kerns (Braco, 2011, traduzindo a Kerns Security Scale de Kerns, Klepac & Cole, 1996)e o questionário “Besoin en téléphone portable” (Martel,2016). Golo de apego ao questionário o IPPA e as pontuações de escala de segurança Kerns são colocados em correlação com os escores do questionário “Besoin en Téléphone Portable”. Um estudo de buscafoi usado para obter os resultados de nossa pesquisa. Os resultados não são significativos, exceto entre a segurança escala Kerns sobre a mãe e os questionário‘Besoin en Télephone Portable' casa pré-adolescentes (meninas e meninos parecidos) e entre a segurança escala Kerns sobre a mãe os pais e os meninos pré-adolescentes em casa do questionário 'Besoin en Téléphone Portable', neste caso, uma correlação negativa e significativa foi encontrada. Encontramos também uma significativa diferença média de meninos e meninas. Um viés muito substancial do estudo diz respeito ao pequeno número de indivíduos testados que poderia explicar os resultados não-significativas.
- Les adolescentes et leur téléphone portable, un lien privilégié: Etude qualitative à partir d’observations cliniques effectuées auprès d’adolescentes souffrant de troubles du comportement alimentaire et accueillies au sein d’un hôpital de soins de suite et de réadaptation.Publication . Hillion, Louise Chevalier; Matos, MartaO objeto principal desta pesquisa é a analise do uso do telemóvel nos adolescentes dos 16 aos 18 anos de idade. Durante a adolescência, o desafio principal é o processo de separação-individuação que permite aos jovens de autonomizar-se em relação aos pais e empenhar-se em novas relações de afeção com os pares. O que vai ser decisivo nesta altura depende das primeiras relações de afeição construídas durante a pequena infância com as primeiras figuras de apego. Desde alguns anos, um novo objeto faz parte integrante do dia-dia do adolescente, o telemóvel. Esta ferramenta de comunicação adquiriu uma amplitude considerável nos adolescentes e tornou-se quase um objeto incontornável, muitas vezes oferecido quando eles entram em primário. Nos perguntamos de qual maneira este objeto poderia ter um impacto sobre as ligações de apego dos adolescentes. Como modifica as relações com os pais, como influencia a instalação de novas ligações com os pares. Para isso, nos interessamos à representação deste objeto para os adolescentes e ao seu uso. Nos damos conta que a simbólica do telemóvel ultrapassava claramente a sua função primeira de ferramenta de comunicação. Este objeto tornou-se quase o símbolo da adolescência, modifica os seus comportamentos de comunicação com os outros e assim influencia o processo de identidade em jogo durante a adolescência .
- Contribuição para o estudo de identificação de lesões periapicais através de exames radiográficosPublication . Schinestsck , André Ribeiro; Salgado, AbelA lesão óssea periapical que em uma radiografia pode ser identificada como radiolucência, é uma importante característica diagnóstica da periodontite apical. Estabelecer um diagnóstico correto e mais precoce possível, é essencial para o planejamento dos procedimentos clínicos. As perdas ósseas somente são visíveis em radiografias periapicais e ortopantomografias quando causam erosão e/ou perfuração da cortical óssea, isto adicionado às limitações inerentes das técnicas radiográficas bidimensionais, fornecem informações insuficientes e podem levar à um grande número de falsos negativos. A tomografia computadorizada por feixe cônico tem sensibilidade e especificidade superior às radiografias periapical e ortopantomografia na detecção de lesões apicais. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de identificação de lesões periapicais através de exames radiogáficos utilizados na medicina dentária destacando vantagens e limitações de cada técnica radiográfica, bem como aspectos relevantes do processo de formação das imagens radiográficas e das lesões ósseas apicais.
- Primeira consulta de medicina dentária: passado, presente e futuroPublication . Constante, Renata de Jesus; Rodrigues, RitaObjetivos: Com este trabalho de investigação pretende-se verificar a alteração dos comportamentos no que respeita à idade da primeira consulta de medicina dentária ao longo de duas gerações. Saber qual o motivo da consulta de medicina dentária assim como o conhecimento sobre a idade ideal para a primeira consulta de medicina dentária. Métodos: Foi realizado um estudo observacional numa amostra, selecionada por conveniência, de 30 indivíduos que frequentavam uma clinica de medicina dentária no distrito do Porto, no final do ano de 2017. Os dados foram recolhidos através de um questionário autoaplicado, distribuído de forma aleatória. Os dados obtidos foram analisados utilizando o Excel. Resultados: Relativamente à idade da primeira consulta de medicina dentária dos responsáveis, a maioria não tinha conhecimento, em relação às crianças a maioria foi entre os 4 e os 6 anos de idade. O motivo desta consulta para os responsáveis foi maioritariamente por dor dentária e das crianças por prevenção. A maioria da população em estudo afirmou que não tinha conhecimento sobre a idade ideal para a primeira consulta de medicina dentária. Conclusões: Nos últimos 40 anos houve uma alteração dos comportamentos e uma consciencialização da população quanto à temática em estudo. No entanto ainda são necessárias mais ações de informação, para que esta consulta seja realizada na idade ideal.
- Estudo sobre o motivo da primeira consulta de odontopediatriaPublication . Marques, Carla Patrícia Gomes Pereira Ferreira; Rodrigues, RitaObjetivos: Este estudo pretende avaliar os motivos pelas quais as crianças, hoje em dia, procuram o odontopediatra pela primeira vez. E por outro lado, permitir saber se a informação que existe disponível é suficiente para que os pais entendam o quão importante é a ida ao consultório dentário numa idade precoce. Métodos: A amostra deste estudo foi constituída por 30 responsáveis de crianças, que procuraram a consulta de odontopediatria numa clínica de medicina dentária, no distrito do Porto. Foi utilizado um questionário com 10 perguntas e esses dados foram inseridos e analisados no programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Resultados: A idade da primeira consulta de medicina dentária teve uma maior percentagem entre os 4 e os 6 anos de idade e apenas 3,3% realizaram a consulta até completarem 1 ano de idade. O principal motivo foi prevenção num total de 46,7% seguindo-se o motivo de doença cárie dentária com 23,3%, rotina (10,0%), com percentagens equivalentes (6,7%) traumatismo e alterações dentárias, dor e outros motivos (3,3%) e por fim situações de urgência (0%). Durante a gravidez, cerca de metade da população não tinha recebido qualquer tipo de informação. Conclusões: Foi possível verificar que o principal motivo foi prevenção. Contudo as informações disponíveis ainda não são suficientes e conclui-se que há ainda um longo caminho a percorrer nesta área.
- Comparação clínica entre enxerto de matriz dérmica acelular e enxerto de tecido conjuntivo em procedimentos de recobrimento radicularPublication . La Torre, Beatrice; Pinho, Mónica MoradoOs enxertos gengivais, nomeadamente o enxerto gengival livre e o enxerto de tecido conjuntivo, apresentam resultados mais previsíveis e a sua utilização está fortemente indicada para o recobrimento radicular. Contudo, recentemente, foram introduzidos outras técnicas de enxertos alternativos e biomateriais, de forma a evitar morbilidade da zona dadora e superar a disponibilidade limitada de tecido autógeno. Um dos procedimentos alternativos são as matrizes dérmicas acelulares. O objectivo este trabalho foi, através da realização de uma revisão da literatura, verificar a aplicação da matriz dérmica acelular e de enxerto de tecido conjuntivo nas técnicas de cirurgia plástica periodontal para tratamento das recessões gengivais. E, avaliar qual o procedimento que proporcionaria maior recobrimento radicular, com os consequentes parâmetros clínicos e quantidade de tecido queratinizado. Efetuou-se uma pesquisa recorrendo a uma base de dados primária (PubMed), selecionando-se artigos publicadas entre 2000 e 2017, na língua inglesa e portuguesa, e publicações que avaliassem a comparação entre matrizes dérmicas e enxerto de tecido conjuntivo no recobrimento radicular. No total foram identificados 21 artigos. Em conclusão, as recessões gengivais representam um grande desafio estético e a possibilidade de recobrimento radicular com o emprego de técnicas cirúrgicas previsíveis e bem documentadas na literatura pode ser de grande utilidade na resolução de problemas estéticos. Nesse sentido, a técnica do Enxerto Subepitelial de tecido Conjuntivo, assim como, a utilização da Matriz Dérmica Acelular, a qual foi descrita e comentada neste trabalho, merecem ser consideradas como técnicas efetiva em alcançar satisfatórios do ponto de vista clínico.
- Extensão em foco: a extensão universitária sob a ótica do desenvolvimento de competênciasPublication . Silva, Gizeli Aparecida Martins Alves da; Teixeira, ZéliaA extensão universitária compreendida como prática acadêmica que une as instituições universitárias em seus segmentos de ensino e pesquisa para a promoção do elo entre universidade e sociedade, possibilita uma formação voltada para a cidadania por trazer a luz situações tanto positivas quanto negativas que emergem nessa comunidade em ralação ao seu contexto social. Esta interação social ainda pode corroborar na formação de experiências no âmbito da cidadania e para o mundo do trabalho. A integração da universidade com a sociedade proporciona experiências que promovem um desenvolvimento amplo na formação de competências. Constrói assim um meio efetivo de produção de conhecimento de forma acessível e democrática na utilização de uma área de conhecimento, deste modo é demonstrado sua representatividade social e utilitária para a sociedade. E também apresenta as necessidades emergenciais de pesquisa e desenvolvimento desta área, perante os desafios encontrados nas demandas localizadas na sociedade. A interação dos eixos de ensino, pesquisa e extensão universitária formam um tripé no qual é articulador das ações educacionais no ensino superior, proporcionando situações reais de aprendizado, nas quais torna-se possível interagir uma gama de conhecimentos científicos e popular. A práxis didática curricular no desenvolvimento de competências é precursora no sentido de trazer significado ao processo de ensino aprendizagem. Desta forma as aplicações dos conteúdos do currículo buscam se aproximar da realidade tanto do discente como da aplicação do conhecimento. Neste objetivo, a práxis didática curricular no desenvolvimento de competências tem fatores apresenta efeitos positivos na promoção da extensão universitária.
- Diastemas interincisivos superiores: revisão da literaturaPublication . Ramos, Bruno Abril; Monteiro, BeatrizA nossa sociedade atual vem demonstrando um grande interesse pelo sorriso perfeito. O bem-estar, autoestima e qualidade de vida da população, é influenciado por este mesmo arquétipo. A face é um “cartão de visita” para muitas pessoas, permitindo assim elaborar uma primeira impressão ou opinião acerca desta. Neste contexto o sorriso e a aparência facial são de extrema importância. A procura pela estética dentária, tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, o que leva as pessoas a recorrerem aos profissionais de saúde, para que estes possam através de determinadas técnicas, resolver problemas, dar o retorno pretendido, e assim, devolver a autoestima e o sorriso perfeito ao paciente. Os diastemas são considerados espaços entre dentes, ou a ausência de contacto entre dentes consecutivos que torna um sorriso inestético. Para a correção dos diastemas, têm de ser levados em consideração vários aspetos, como a idade do paciente e fatores etiológicos que ocasionam este problema. Os diastemas podem ser resolvidos através de técnicas diretas e indiretas: Frenectomia, restauração dentárias (resinas compostas, facetas cerâmicas) e tratamento ortodôntico. O principal objetivo deste trabalho é analisar os principais fatores etiológicos do diastema e explorar as possíveis opções de tratamento, tendo sido realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando os motores de busca PubMed, Science Direct, Scielo, RCAAP.
- Políticas públicas educacionais: normas e leis brasileiras para a prevenção de acidentes físicos no ambiente escolarPublication . Oliveira, Caroline Menezes de; Maia, Rui LeandroAs escolas têm como característica natural serem locus de atenção e cuidados permanentes, não somente por crianças serem suscetíveis a acidentes devido à inquietação e imprevisão, mas por apresentarem fatores de riscos que possam prejudicar a integridade física dos alunos. Em se tratando de escolas, as medidas de prevenção são as únicas maneiras de evitar acidentes. Estas estão determinadas em leis e nas políticas educacionais prevencionistas, que estabelecem uma série de normas e condutas a serem seguidas. Com isso, a presente pesquisa relata os resultados de investigação que objetivou identificar quais as principais políticas públicas prevencionistas criadas especificamente para os ambientes escolares. O levantamento documental das leis e programas brasileiros que fazem referência ao prevencionismo e a descrição dos principais fatores de riscos físicos, para melhor análise sobre as quais medidas atribuem a prevenção de acidentes em consonância com as leis, foram os principais objetivos específicos. A presente pesquisa teve como metodologia a abordagem qualitativa em caráter exploratório: o aprofundamento na compreensão dos fenômenos estudados, as ações dos sujeitos; a interpretação segundo a perspectiva dos participantes na situação enfocada; a análise de riscos sob as dimensões e categorias com base nas Normas Regulamentadores (NRs) e no Plano Municipal de Educação do município de Cabo Frio – RJ. O público alvo da pesquisa foram as duas maiores escolas (pública e privada) do 2º Distrito da Cidade Cabo Frio, localizada na Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro. A escolha da cidade e escolha das escolas justificam-se devido às caracterizações sóciodemográficas, econômicas e a relação direta com o crescimento do setor industrial. Com a realização desta pesquisa, aspirou-se a contribuir para a identificação dos principais fatores de riscos de acidentes físicos nas escolas e compreensão da necessidade de mudança de comportamentos, para que a segurança de alunos e funcionários seja eficaz, proporcionando assim uma redução no número de ocorrências estatísticas de acidentes no ambiente escolar. É de fácil entendimento que as escolas regulares e cursos técnicos serão, de certo, fornecedores de futuros profissionais para a região. Sendo assim, a presente pesquisa trouxe a reflexão de como é importante trabalhar ideias prevencionistas no cotidiano escolar, aplicando com seriedade as políticas educacionais, pois nossos alunos serão os trabalhadores de amanhã.