Browsing by Author "Nogueira, Elayne Esmeraldo"
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- O impacto das campanhas publicitárias institucionais na luta contra a violência domésticaPublication . Nogueira, Elayne Esmeraldo; Simões, Elsa; Sani, Ana IsabelEsta tese pretendeu demonstrar que a publicidade pode ter um papel importante na consciencialização sobre problemas sociais e, mais especificamente, sobre o fenómeno da violência doméstica. Os objetivos foram verificar a produção das campanhas institucionais na luta contra a violência doméstica em Portugal no período pré-pandemia do Covid-19; analisar o discurso de sete campanhas representativas e avaliar a discussão social promovida; verificar as crenças legitimadoras do fenómeno, as atitudes face ao problema e a relação com mensagens apresentadas nas campanhas; perceber a opinião de pessoas com experiência de violência doméstica sobre o papel da publicidade na prevenção e combate ao fenómeno. Após revisão teórica procedeu-se à realização de uma investigação empírica, com uma metodologia mista, de carácter exploratório, descritivo e correlacional. Recorreu-se ao inquérito, cujos dados foram submetidos a tratamento estatístico, e à análise documental de campanhas e a um grupo focal, aplicando-se, no tratamento dos dados, a análise de discurso e análise temática, respetivamente. Os resultados permitiram concluir que a maior parte das campanhas de luta contra a violência doméstica, em Portugal, são produzidas por dois órgãos governamentais, a GNR (Guarda Nacional Republicana) e a CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género) e pela APAV (Associação de Proteção e Apoio à Vítima), um órgão não-governamental; existem também campanhas produzidas por empresas comerciais e classificadas no âmbito do marketing social; a maioria destas têm como público-alvo as vítimas; as estratégias publicitárias mais encontradas foram a metáfora, a intertextualidade, a música e o humor irónico, embora se detete igualmente a abordagem de choque, com imagens de mulheres feridas; não foi detetada correlação entre as escolhas dos participantes relativamente às campanhas apresentadas e as suas crenças sobre a violência doméstica, existindo, porém, uma associação positiva entre a experiência de vitimação em violência doméstica e as crenças sobre o fenómeno; as pessoas com experiência de vitimação afirmaram a importância das campanhas publicitárias na promoção do debate social. Assim, de acordo com a tese defendida, a publicidade desempenha efetivamente um papel fundamental na consciencialização face ao problema da violência doméstica; no entanto, as campanhas devem ser destinadas à população em geral, não se focando exclusivamente na vítima.