Browsing by Author "Moreira, Maria de Lourdes da Silva"
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- Práticas pedagógicas comunicacionais e inclusão de crianças com transtorno do espectro autista, nas escolas municipais de Maceió-ALPublication . Moreira, Maria de Lourdes da Silva; Costa, AnaO objetivo desta pesquisa é conhecer as práticas pedagógicas comunicacionais que usufruem as crianças com transtorno do espectro autista (TEA) matriculadas na educação fundamental das escolas municipais de Maceió e elaborar propostas de formação e/ou intervenção que envolvam a comunidade escolar para a promoção da inclusão destas crianças na sociedade. A pesquisa foi submetida à Plataforma Brasil obtendo a aprovação de número 4.527.080/21 em fevereiro de 2021 e aplicada junto aos professores que trabalham em salas de aula. Essa pesquisa foi respondida por 36 professores, utilizando o questionário elaborado por Moreira & Rodrigues da Costa (2019), composto por questões abertas e objetivas de múltipla escolha e respostas únicas. As questões foram elaboradas a partir da escala Childhood Autism Rating Scale — CARS traduzida para o português brasileiro (Barros, 2016; Pereira 2007), da percepção sobre a comunicação (Marinho, 2007; ML, 2014a; Pereira & de Paula Nunes, 2018), comportamentos rituais e características sensoriais e motoras dos alunos com TEA (Dunn, 1994, 1997, 2001). As questões referentes ao ambiente escolar incluem a percepção sobre inclusão, material disponibilizado, metodologia utilizada e relações com a família do aluno (Avancini & Ippolito, 2016; Ribeiro et al., 2017). As questões objetivas de resposta única foram analisadas pela modelagem de equações estruturais, o que permitiu encontrar correlação forte entre as respostas da escala CARS e as demais respostas objetivas. Os principais resultados indicam que o aluno com TEA assistido pela escola, apresenta resistência à mudança da rotina, não age segundo a idade e circunstâncias, porém, comunica-se com os professores, apesar da reduzida interação social. A escola não adotou nenhuma metodologia ou práticas pedagógicas comunicacionais específicas, ofertando poucos treinamentos específicos aos professores. Para suprir essa necessidade, foi ofertada uma formação de curta duração para todos os professores com o tema “Um olhar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, descrevendo os modelos de intervenção TEACCH, ABA, Denver, PECS, DIR-Floor-Time, os programas Son-Rise, Treino de Competências Sociais, percepções sensoriais e estratégias para o desenvolvimento do aluno no ambiente escolar.