Browsing by Author "Machado, Paulo Alexandre de Carvalho"
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- A última muralha da cidade circunscrita: estrada da CircunvalaçãoPublication . Machado, Paulo Alexandre de Carvalho; Sucena, SaraA Estrada da Circunvalação é uma via semicircular integrada na área metropolitana do Porto. A sua caracterização formal foi, durante muito tempo, associada à moldura da cidade, patente nas representações cartográficas do último século. Os desígnios que promoveram a sua construção, patentes no seu traçado, evidenciam uma clara intenção de circunscrever a cidade. Este estudo expõe as divergências entre a sua base conceptual original e a sua função atual, uma vez que esta infraestrutura foi construída antes da era dos veículos motorizados, sendo, por isso, desnecessária para a distribuição de tráfego circular na época. A premissa surge assim pela confrontação entre o conceito e planeamento implícito na designação – associada à técnica militar de circunscrição de um espaço por uma vala ou fosso – e o seu domínio funcional, observado tanto durante o desenvolvimento da cidade como na conjuntura atual. Identificam-se aqui as cumplicidades implícitas na sua génese, como as influências das antigas muralhas do Porto e os paralelismos com barreiras existentes noutras cidades europeias à data da sua criação. Destacam-se os períodos conturbados do século XIX, como as Invasões Francesas, a Guerra Civil de 1832-1834 e a revolta de 1846, que fomentaram a construção de fortificações em torno do núcleo urbano. As questões sociais e económicas, bem como as vicissitudes da Era Industrial, que promoveram novas formas de pensar a cidade, foram igualmente identificadas como indutoras do surgimento desta barreira de circunscrição urbana. Este estudo baseia-se na recolha bibliográfica de carácter histórico, análise cartográfica comparativa e visitas in loco à área de estudo, constituindo estas as principais metodologias que suportam a investigação. O objetivo inicial é comprovar o desígnio da muralha urbana, cuja função primordial era condicionar os acessos à cidade, circunscrevendo-a com uma barreira física, em contraponto com a sua função atual. São identificados os pontos críticos no desenvolvimento das malhas urbanas, das nucleações ao longo do percurso e nos condicionalismos e regulação dos fluxos pendulares, refletindo assim o efeito da muralha no contexto urbano.