Browsing by Author "Lopes, Joana Guerner"
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- Impacto da educação em saúde: promoção do autoexame e sensibilização para o cancro oral – estudo pilotoPublication . Lopes, Joana Guerner; Lopes, Otília; Bulhosa, José FriasA presente investigação tem como objetivo avaliar o impacto da educação face ao autoexame da cavidade oral, na promoção da literacia em saúde e na sensibilização da população infantojuvenil, em relação ao cancro oral. Este estudo piloto compara a aquisição e aplicação prática do conhecimento entre duas sessões de aprendizagem, abordando temas, como fatores de risco, sinais e sintomas de alerta, prevenção, importância do diagnóstico precoce, bem como de visitas regulares ao médico dentista. Foi realizado um estudo observacional longitudinal, a partir de duas Sessões de Aprendizagem, na Escola Básica Agra do Amial, para alunos de 2º e 3º ano, com a aplicação de um questionário, de modo a avaliar o conhecimento sobre o Cancro Oral e o Autoexame, antes e depois da intervenção educativa, garantindo a confidencialidade e anonimato dos participantes. No total, 41 artigos foram utilizados para fundamentação do estudo, cuja pesquisa bibliográfica foi efetuada na base de dados PubMed® e SciELO®. A análise estatística foi, posteriormente, realizada, de acordo com o software SPSS, na versão 29.0. Foi incluída uma amostra de 38 participantes, com idades compreendidas entre 7 e 10 anos, distribuídos quase equitativamente entre os géneros. A análise dos questionários, aplicados antes e depois da palestra educativa, revelou uma melhoria significativa no conhecimento e nas práticas preventivas dos participantes. Após as intervenções, todos os alunos reconheceram a importância das visitas semestrais ao médico dentista (100%), sendo que 84,2% passaram a dirigir-se ao dentista e 86,8% consideraram que se deve ir para realização de check-ups e não só em caso de dor ou desconforto num dente; 76,3% compreenderam que, desde que detetado precocemente, o cancro pode ter cura. Além disso, verificou-se um aumento na consciencialização sobre a possibilidade do seu surgimento na cavidade oral (94,7%), bem como da sua prevenção, para 84,2%, reconhecendo uma combinação de medidas para o efeito (39,5%); 23,7% dos alunos identificaram, corretamente, um conjunto de sinais e sintomas da doença. Neste seguimento, 76,3% afirmaram conhecer o autoexame e compreender a necessidade de o realizar regularmente, passando a ser uma rotina mensal para 54,5%, ainda que 76,3% dos alunos tenha considerado, corretamente, uma prática trimestral, suficiente; 31,6% provaram, também, uma boa aquisição de competências, mencionando que o autoexame deve incluir a inspeção de todas as estruturas anatómicas da cabeça e pescoço.