Browsing by Author "Lima, Leticia Raquel de Souza"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desempenho escolar e hábitos de sono em crianças com perturbações do espectro do autismoPublication . Lima, Leticia Raquel de Souza; Silva, RaquelIntrodução: O sono é um estado de repouso temporário, que permite a manutenção do estado de saúde do indivíduo. Trata-se de um processo biologicamente complexo, cujo interesse tem vindo a crescer desde a Antiguidade até os dias atuais. Valle, (2016). Objetivo: Analisar os hábitos de sono e o estado emocional de alunos com Perturbação de Espectro de Autismo (PEA) e o seu aproveitamento escolar. Metodologia: Participaram deste estudo 30 crianças e 28 adolescentes de ambos os sexos, diagnosticados com Perturbação do Espectro do Autismo, no qual foram aplicados questionários, o que permitiu a recolha de dados sociodemograficos como: sexo, idade, ano que frequentam, média das notas e seus hábitos do sono. Para obtenção dos dados foi aplicado em conjunto o Sleep Self Report – SSR, e o Questionário de Sonolência em Adolescentes de Cleveland. Resultados: Em qualquer dos grupos amostrais é evidente um défice de horas. Este défice é maior nas crianças do sexo masculino de 2 horas e 30 minutos. Com relação aos adolescentes, percebe-se que este défice é 50% mais elevado para as raparigas. Conclusões: Conclui-se que, fica evidente uma carência de horas de sono para as crianças de ambos os sexos, com os rapazes a privarem-se de 2 horas e 31 minutos de sono e as raparigas 1 hora e 8 minutos. Já os adolescentes, apresentam uma carência de sono de 1 hora e 30 minutos para os rapazes e 2 horas para as raparigas. No inquérito sobre a emotividade dos adolescentes se percebe um elevado grau de irritabilidade e intolerância em especial nas raparigas. Neste estudo, não é possível estabelecer um efeito direto das poucas horas de sono das crianças e adolescentes sobre o seu aproveitamento escolar.