Browsing by Author "Jesus, Fabiana Vieira"
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- Praxias orofaciais não-verbais nas perturbações dos sons da fala: prática de terapeutas da fala portuguesesPublication . Jesus, Fabiana Vieira; Rocha, Joana; Peixoto, Vânia; Marinho, SusanaA linguagem oral, comummente referida como fala, é, por norma, o meio preferencial e eficaz de comunicação no ser humano. Para que uma criança domine a fala é necessário que ela passe pelo desenvolvimento fonológico que se dá de forma gradual até atingir o nível de desenvolvimento do sistema fonológico equivalente ao de um adulto. Quando por algum motivo a criança não consegue acompanhar o desenvolvimento normativo surgem as perturbações dos sons da fala, que podem estar associadas a uma desorganização do sistema fonológico e caracterizam-se pela presença de substituições, omissões e ou distorções dos sons da fala. As perturbações dos sons da fala são das patologias mais atendida pelos terapeutas da fala e talvez por isso existam diversas abordagens de intervenção, uma delas, com recurso ao uso de praxias orofaciais não-verbais. Estas caracterizam-se pela realização de exercícios motores orais que não exigem a produção de sons da fala mas que, segundo alguns estudos, podem ser usados para ultrapassar dificuldades na produção dos mesmos. Partindo deste pressuposto, foi realizado um estudo quantitativo e transversal cujo objetivo principal é caracterizar o uso de terapia orofacial não-verbal por Terapeutas da Fala Portugueses na intervenção com Perturbação dos Sons da Fala e avaliar o conhecimento que sustenta o seu uso. Participaram no estudo 189 terapeutas da fala portugueses, que responderam a um questionário online. Após analisados os critérios de exclusão o número total de participantes foi de 172. O questionário, originalmente dos autores Thomas & Haipa (2015) foi devidamente traduzido e adaptado à realidade portuguesa. Através da análise dos resultados podemos dizer que 80,2% dos participantes dizem que as praxias orofaciais não-verbais são eficazes na intervenção das perturbações dos sons da fala. Quanto à aquisição de conhecimentos acerca desta abordagem, 89,6% dos respondentes diz ter adquirido o conhecimento durante a licenciatura e/ou em pós-graduações.
- Relação entre o desenvolvimento da linguagem e a integração sensorial em crianças com idades compreendidas entre os 4 e 6 anosPublication . Jesus, Fabiana Vieira; Antunes, Eva BolleO ser humano inicialmente realiza uma comunicação não-verbal, através do choro ou do riso por exemplo. À medida que este se desenvolve ocorre também o desenvolvimento da linguagem, pelo que passa a utilizar a linguagem verbal, que recorre a uma gramática e a um conjunto de regras de utilização. O humano é o único ser vivo é o único capaz de usar a linguagem como meio de comunicação. A integração sensorial está relacionada com a capacidade de aprender, por isso envolve processos de análise, organização e integração das informações sensitivas. Está relacionada com os cinco sentidos, mas também com o sistema vestibular e propriocetivo, estes agem combinadamente de forma a complementar-se para reforçar os significados dos mesmos. O presente estudo tem como principal objetivo verificar a existência de relação entre o desenvolvimento da linguagem e integração sensorial em crianças entre os 4 e os 6 anos de idade. A amostra foi constituída por 23 crianças. No que respeita ao critério de inclusão, pretendia-se que a criança tivesse o Português Europeu como língua materna, que não tivesse nenhuma patologia associada e que se encontrasse no intervalo de idades pretendido. Os dados foram recolhidos através do Questionário SENSOR-C e do Teste ALPE. Através da análise dos resultados chegou-se à conclusão que uma cotação elevada nos subtestes de avaliação do Teste ALPE aumenta a cotação final do mesmo, foi ainda possível concluir que este estudo não apresenta associações significativamente estatísticas entre o desenvolvimento da linguagem e a integração sensorial.