Browsing by Author "Gouveia, Ana Isabel Rodrigues Paquete Carvalho Esmeraldo de"
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- A aceitabilidade de um projeto alternativo para uma aprendizagem criativa, cooperativa e sustentávelPublication . Gouveia, Ana Isabel Rodrigues Paquete Carvalho Esmeraldo de; Coelho, FátimaNeste trabalho faz-se uma breve reflexão sobre o desfasamento do ensino atual, face às exigências de um mundo onde a mudança acelerada e a necessidade de readaptação pessoal e social são uma constante. Desta análise, resulta a pertinência da implementação de um novo paradigma educacional fundamentado nos conhecimentos trazidos pelas neurociências, pela pedagogia e pelos modelos alternativos de sucesso. Assim, desenhou-se com base em três linhas estruturantes, a criatividade, a cooperação e a sustentabilidade, uma proposta de um projeto alternativo a implementar na Região Autónoma da Madeira (RAM). Foi definido como objetivo geral deste estudo verificar a aceitabilidade de um projeto que promova uma aprendizagem criativa, cooperativa e sustentável. Para atingir o objetivo geral proposto, bem como os objetivos específicos definidos, foram selecionados 2 instrumentos, o questionário fechado, aplicado a um universo constituído por 112 docentes, 27 alunos, 15 elementos de direção/órgão de gestão de escola, 12 encarregados de educação, 15 não docentes, 6 dirigentes educativos e 2 entrevistas semiestruturadas, dirigidas à Vereadora da Educação da Câmara Municipal do Funchal (CMF) e ao Secretário Regional da Educação (SRE) da RAM. Concluiu-se que a aceitabilidade do projeto é apoiada pela maioria da Comunidade Educativa como comprovam os dados resultantes da análise dos instrumentos. Nos inquéritos respondem “Sim, muito”, no que diz respeito à importância da aprendizagem criativa, 70%; em relação à aprendizagem cooperativa como metodologia de trabalho, numa percentagem igual ou superior aos 60%; sobre a importância de incluir no currículo problemas do quotidiano, os grupos ultrapassaram os 65%; relativamente ao projeto em proposta, sobre a abordagem criativa e a importância atribuída ao trabalho cooperativo, numa percentagem igual ou superior aos 60% ; sobre o reconhecimento da promoção da sustentabilidade, 50% e mostram interesse em participar, 80%. Nas entrevistas são confirmadas as condições ideais, a mais-valia e a exequibilidade de um projeto educativo alternativo baseado nas três linhas propostas. Assim, respondida positivamente a pergunta que está na base deste estudo, apresenta-se uma proposta.