Browsing by Author "Galhardo, Andreia"
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- Diferenças do discurso publicitário na comunicação com o público feminino e masculinoPublication . Galhardo, AndreiaConsiderations about distinct discursive approaches in some ads for men and women – products, discourses, values and targets. Considerações sobre diferenças do discurso publicitário dirigido à mulher e ao homem, no quadro de uma amostra de anúncios – produtos, discursos, valores e públicos.
- Expressão lúdica da mensagem publicitária: um convite à participação do leitorPublication . Galhardo, Andreia
- O ritual da comunicação e o ritual do consumo: novas tribos, novos rituaisPublication . Silva, Susana; Galhardo, Andreia; Torres, RuiEste artigo aborda a condição dos objectos enquanto signos produzidos pelo discurso publicitário, promovendo uma reflexão sobre as relações que se estabelecem entre comunicação, consumo e publicidade. Nas sociedades contemporâneas, os objectos excedem as suas características funcionais para se revestirem de tecido simbólico, transportando significados e valores que se projectam nas relações sociais e na ideologia que orienta a actuação do indivíduo no mundo. Alargada e adaptada aos mais diferentes suportes desta cultura mediática, a publicidade equipara-se a uma forma de religião perante as novas tribos do consumo, elevando meros produtos a objectos mágicos e transformando rituais de aquisição em rituais de comunicação. Neste jogo simbólico, os objectos surgem plenos de valor identitário, representando socialmente o indivíduo e colocando-o perante as múltiplas imagens do consumo e de si mesmo.
- Sobre as práticas e reflexões publicitárias de Fernando PessoaPublication . Galhardo, AndreiaNeste texto, a autora analisa alguns trabalhos publicitários de Fernando Pessoa, bem como algumas das suas reflexões sobre esta actividade. É dada especial atenção ao slogan “Primeiro estranha-se. Depois entranha-se”, analisado sobre a perspectiva das funções e propriedades deste constituinte da mensagem publicitária. Por fim, recorda-se um recente slogan que recupera o clássico de Fernando Pessoa. On this article, the author analyses some advertising texts created by Fernando Pessoa and some of his thoughts about this activity. The main attention goes to the famous slogan “Primeiro estranha-se. Depois entranha-se”, analysed through the principles of the functions and proprieties of this element of advertisements. Finally, the author presents a recent slogan, constructed through the slogan of the Portuguese writer.