Browsing by Author "Ferreira, Silvani da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O perfil pedagógico dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental na identificação das dificuldades de aprendizagem específicas-dislexia nas escolas da rede municipal de Pedra Branca do Amapari-AmapáPublication . Ferreira, Silvani da Silva; Costa, AnaAs dificuldades de aprendizagens específicas, (dislexia) é um transtorno de aprendizagem caracterizado por causar dificuldade no processo de desempenho de leitura e letramento. Na maioria das vezes essa dificuldade de aprendizagem é identificada na escola. Por esse motivo a pesquisa procura fazer uma análise investigativa, com a finalidade de constatar se os professores dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas municipais de Pedra Branca do Amapari-AP, estão preparados para trabalhar com alunos disléxicos, ou seja, se são capazes de identificar essa dificuldade de aprendizagem em sala de aula. A investigação partiu de uma pesquisa quantitativa, que foi realizada através de inquéritos por questionários, respondidos por 40 professores, sendo estes 20 professores do ensino regular e 20 professores do Atendimento do Ensino Especial. Da análise dos resultados, resultou quea maioria dos professores possuem conhecimento pedagógico suficiente para atuar com estudantes que apresentam Dificuldades de Aprendizagem Especifica. Apesar da maioria ter conhecimento para atuar com estudantes que apresentam didiculdades de aprendizagem, a dislexia, um quantitativo considerável de profissionais na escola ainda não se percecionam suficientes capacitados para lidar com alunos disléxicos, fato esse atestado pela ausência de cursos e formações voltados para esta temática. Além disso, é facilmente perceptível que o conhecimento referente a dislexia por parte dos profissionais é ainda reduzido, o que causa dificuldades de compreender como esses transtornos de aprendizagem se desenvolvem e os recursos didáticos e pedagógicos que devem ser utilizados para estimular o aluno a querer se envolver com o processo de ensino e aprendizagem. Diante do exposto, pode-se ressaltar que os objetivos apresentados no trabalho em tela foram alcançados com êxito, pois foi possível ter um panorama geral sobre os conhecimentos dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental na identificação da dislexia nas escolas da rede municipal de ensino de Pedra Branca do Amapari no Amapá.