Browsing by Author "Cunha, Maria Zulmira Bessa Amorim Nascimento"
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- Contextos, hábitos e motivações dos consumidores portugueses de produtos de moda e vestuárioPublication . Cunha, Maria Zulmira Bessa Amorim Nascimento; Cardoso, Paulo RibeiroA moda e o vestuário constituem um certo retrato de uma sociedade, que ao longo dos tempos vão absorvendo e espelhando as evoluções dessa mesma comunidade. Mas esta é, também, uma área de atividade de extrema importância em Portugal, com casos de sucesso como as marcas Parfois, Fly London e Aerosoles. O comportamento dos consumidores, perante a moda e o vestuário, pode ser explicado através de diversas variáveis, algumas das quais analisadas nesta tese. Neste contexto, o presente trabalho, que pretende analisar os contextos, hábitos e motivações dos consu-midores portugueses de produtos de moda e vestuário, assume, de facto, três objetivos específicos: - Em primeiro lugar, pretende-se analisar os contextos de consumo de produtos de moda e vestuário, e, neste sentido observar as tipologias de vestuário, os espaços comerciais e as principais marcas comercializadas em Portugal, em concreto nos centros comeciais; - Em segundo lugar, procura-se realizar uma análise dos hábitos e principais motivações dos consumidores numa perspetiva panorâmica e compreensiva do mercado; - Finalmente, e com base num modelo previamente construído - “Consumer Style Inven-tory” de Sproles e Kendall (1986) – pretende-se apurar quais os principais hábitos de consumo e principais motivações que levam às decisões de compra, assim como identi-ficar segmentos de consumidores com base nestas atitudes. Estes três objetivos específicos ditam, de certa forma, a estrutura da presente tese, uma vez que cada um deles constitui o ponto de partida para um estudo empírico. Os resultados obtidos nesta investigação permitem traçar um retrato de algumas das variáveis importantes relativas aos contextos, hábitos e motivações dos consumidores portugueses deste tipo de produtos, assim como fazer uma proposta de segmentação de compradores.
- A marca de distribuidor e os comportamentos do consumidor: a influência do preço, da qualidade e das promoções nos hábitos de compraPublication . Cunha, Maria Zulmira Bessa Amorim Nascimento; Cardoso, Paulo RibeiroEm todos os países desenvolvidos têm-se assistido a um crescimento constante da quota de mercado das marcas próprias dos distribuidores (Lamey et al., 2007). O sucesso destas marcas tem sido atribuído a factores como, a melhoria da qualidade (Corstjens e Lal, 2000; Verhoef et al., 2002), o preço inferior (Ashley, 1998), o desenvolvimento das próprias marcas (Steenkamp e Dekimpe, 1997) e também aos esforços crescentes dos retalhistas no que concerne aos programas de marketing das suas marcas (Ashley, 1998). Neste contexto torna-se pertinente estudar os hábitos de compras de marcas de distribuidor. Um melhor conhecimento do consumidor poderá trazer contributos importantes e necessários para os profissionais de marketing desta área. Assim serão estudados os “Hábito de consumo de marcas de distribuidor” e algumas variáveis como a “Sensibilidade ao preço”, “Sensibilidade à qualidade”, “Percepção da qualidade pelo preço” e “Adesão às promoções”. Uma das principais conclusões desta investigação é que as marcas de distribuidor se destacam no mercado pela qualidade moderada a um preço adequado. Muitos dos consumidores que normalmente adquirem marcas de distribuidor não se preocupam muito com a qualidade, uma vez que acredita na existência de uma relação negativa entre, o valor a pagar, e a qualidade a receber, ao comprar produtos com marca de distribuidor. Conclui-se ainda que o consumidor de marcas de distribuidor adere a promoções. In the past, all developed countries have witnessed a steady growth in market share of private brands. (Lamey et al., 2007). The success of these brands has been attributed to factors such as the improvement in quality (Corstjens and Lal, 2000, Verhoef et al., 2002), lower price (Ashley, 1998), development of own brands by channel (Steenkamp and Dekimpe, 1997) and also the increasing efforts of retailers with marketing programs for its private brands (Ashley, 1998). In this context it is pertinent to study the “shopping habits of private labels” and some variables as “price sensibility”, “quality sensibility”, “Relation price-quality sensibility”, “Perception of quality through price” and “Accession to promotions”. A better understanding of the consumer may bring important and necessary contributions to marketing professionals in this area. A key finding of this research is that private labels stand out on the market for moderate quality at a suitable price. Many consumers who typically purchase private labels are not very concerned with quality, since they believe in the existence of a negative relationship between the amount payable and received quality. It is also concluded in this study that consumers of private labels are promotion fans.
- A perceção do consumidor face às publicações das marcas de moda de luxo nas redes sociaisPublication . Cunha, Maria Zulmira Bessa Amorim Nascimento; Cardoso, Paulo RibeiroNo atual panorama digital de comunicação, as redes sociais representam um importante canal de comunicação das marcas. O objetivo geral desta investigação é compreender a perceção do consumidor face às publicações das marcas de moda de luxo nas redes sociais. Em concreto foram analisadas as dimensões: informação, passa-a-palavra, tendências, personalização, interatividade, valor da marca e intenção de compra. Partindo da utilização do método quantitativo, foram realizados dois estudos quantitativos com base num inquérito por questionário, sendo o instrumento criado com base no modelo de Yadav e Rahman (2017). No Estudo I, pretendeu-se analisar a perspetiva do consumidor face às publicações que as marcas de moda de luxo fazem nas redes sociais. No Estudo II, o objetivo foi realizar uma análise dos perfis dos utilizadores de redes sociais de marcas de moda de luxo.