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Advisor(s)
Abstract(s)
Em todos os países desenvolvidos têm-se assistido a um crescimento constante da quota
de mercado das marcas próprias dos distribuidores (Lamey et al., 2007). O sucesso
destas marcas tem sido atribuído a factores como, a melhoria da qualidade (Corstjens e
Lal, 2000; Verhoef et al., 2002), o preço inferior (Ashley, 1998), o desenvolvimento das
próprias marcas (Steenkamp e Dekimpe, 1997) e também aos esforços crescentes dos
retalhistas no que concerne aos programas de marketing das suas marcas (Ashley,
1998).
Neste contexto torna-se pertinente estudar os hábitos de compras de marcas de
distribuidor. Um melhor conhecimento do consumidor poderá trazer contributos
importantes e necessários para os profissionais de marketing desta área. Assim serão
estudados os “Hábito de consumo de marcas de distribuidor” e algumas variáveis como
a “Sensibilidade ao preço”, “Sensibilidade à qualidade”, “Percepção da qualidade pelo
preço” e “Adesão às promoções”.
Uma das principais conclusões desta investigação é que as marcas de distribuidor se
destacam no mercado pela qualidade moderada a um preço adequado. Muitos dos
consumidores que normalmente adquirem marcas de distribuidor não se preocupam
muito com a qualidade, uma vez que acredita na existência de uma relação negativa
entre, o valor a pagar, e a qualidade a receber, ao comprar produtos com marca de
distribuidor. Conclui-se ainda que o consumidor de marcas de distribuidor adere a
promoções. In the past, all developed countries have witnessed a steady growth in market share of
private brands. (Lamey et al., 2007). The success of these brands has been attributed to
factors such as the improvement in quality (Corstjens and Lal, 2000, Verhoef et al.,
2002), lower price (Ashley, 1998), development of own brands by channel (Steenkamp
and Dekimpe, 1997) and also the increasing efforts of retailers with marketing programs
for its private brands (Ashley, 1998).
In this context it is pertinent to study the “shopping habits of private labels” and some
variables as “price sensibility”, “quality sensibility”, “Relation price-quality
sensibility”, “Perception of quality through price” and “Accession to promotions”. A
better understanding of the consumer may bring important and necessary contributions
to marketing professionals in this area.
A key finding of this research is that private labels stand out on the market for moderate
quality at a suitable price. Many consumers who typically purchase private labels are
not very concerned with quality, since they believe in the existence of a negative
relationship between the amount payable and received quality. It is also concluded in
this study that consumers of private labels are promotion fans.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, especialização em Marketing e Publicidade.