Browsing by Author "Costa Junior, Wilame Moreira"
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- Métricas de desempenho em campanhas na rede social Instagram e reconhecimento da marca: estudo de caso na SEAD UFMAPublication . Costa Junior, Wilame Moreira; Gouveia, Luis Borges
- Métricas de desempenho em campanhas na rede social instagram e reconhecimento da marca: estudo de caso na SEAD UFMAPublication . Costa Junior, Wilame Moreira; Gouveia, Luis BorgesPerante o desenvolvimento das organizações e a concorrência cada vez mais acirrada entre as mesmas para o alcance dos seus objetivos corporativos, faz-se necessário a busca incessante por melhorias constantes nos seus processos. Em complemento, o avanço da tecnologia e da utilização das redes sociais fez com que as organizações buscassem alternativas interessantes e inovadoras para potencializar o alcance do seu público-alvo nesta área, entre elas o E-marketing. Com a utilização do apelo emocional aliado ao bom humor e espanto nas campanhas das referidas redes sociais em prol do Marketing das organizações, possibilita-se ao E-Marketing o exercício de um papel ainda mais fundamental neste processo, além de poder gerar outros impactos para as organizações em geral. Assim, objetivou-se mensurar os impactos do uso do E-Marketing com uma linguagem bem-humorada e humanizada no desempenho das métricas de uma conta da rede social, a partir de dados obtidos na conta empresarial do Instagram da SEAD UFMA. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa exploratória e quali-quantitativa na referida conta empresarial, encontrando como principais resultados o aumento significativo do envolvimento (engajamento) e reconhecimento da marca. Por fim, entende-se que a campanha de E-Marketing com apelo humanizado e linguagem bem-humorada amplia significativamente o engajamento dos seguidores.
- Métricas de desempenho em campanhas na rede social Instragram e reconhecimento da marca - estudo de caso na SEAD UFMAPublication . Costa Junior, Wilame Moreira
- Relatório detalhado das métricas de desempenho na conta empresarial da SEAD UFMA no InstagramPublication . Gouveia, Luis Borges; Costa Junior, Wilame MoreiraO relatório interno em questão tem como objetivo apresentar, de forma detalhada e completa, os relatórios obtidos quanto às métricas de desempenho em cada uma das 137 publicações realizadas na conta empresarial da Semana de Administração da Universidade Federal do Maranhão no Instagram (desde a criação da conta em junho de 2017 até o dia 05 de novembro de 2019). Cada um dos 137 relatórios, que estão contidos neste documento, apresenta os dados encontrados nas métricas de desempenho de cada uma das publicações presentes na conta da SEAD UFMA na plataforma durante este período. Com isso, estes dados apresentados são imprescindíveis para subsidiarem e darem contexto aos resultados que foram obtidos e apresentados na tese de doutoramento intitulada “Métricas de Desempenho em Campanhas na Rede Social Instagram e Reconhecimento da Marca: Estudo de caso na SEAD UFMA” – realizada pelo Wileme Costa Junior, realizada sob supervisão de Luis Borges Gouveia (o presente relatório foi composto pelo primeiro autor que resultam da pesquisa realizada pelo segundo autor). A listagem aqui apresentada serviu de suporte para os gráficos presentes na tese referida, com a apresentação da evolução anual das médias aritméticas simples do desempenho das 7 (sete) métricas de desempenho selecionadas (Curtidas, Comentários, Compartilhamentos, Publicações Salvas, Alcance, Impressões e Visitas ao Perfil) e que foram calculados e elaborados mediante os dados obtidos em toda esta amostra estudada. De igual modo, a análise quali-quantitativa da pesquisa, como também a obtenção do panorama inicial e final da conta da SEAD UFMA quanto às métricas de desempenho e à utilização da estratégia de apelo emocional e humanização da marca nas publicações, só foi possível mediante o estudo dos dados presentes nestes 137 relatórios. Deste modo, o presente relatório interno lista os dados coletados na pesquisa para que estejam disponíveis à comunidade acadêmica para consulta, mas também para se obter uma melhor compreensão do trabalho desenvolvido.