Browsing by Author "Costa, Simone Aparecida da"
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- Comunicação de marketing para promoção da temática educação financeira no Brasil: estudo de caso do projeto Sim PlanejarPublication . Costa, Simone Aparecida da; Simões, Elsa; Rocha, FátimaA problemática desta pesquisa é: qual a relevância das estratégias de comunicação de marketing empregues para promoção do Sim Planejar junto ao cidadão brasileiro? O Sim Planejar é um projeto cujo propósito é disseminar a educação financeira no Brasil. O projeto é dividido em duas versões, a gratuita e a onerosa. A versão gratuita constitui a disseminação de conteúdo por meio, sobretudo, das redes sociais e website do projeto. A versão onerosa, por sua vez, é constituída pelo livro intitulado "Planejamento financeiro: você no controle!". Nesta tese são expostos dados que evidenciam a precariedade da temática educação financeira no Brasil. Neste sentido, apresenta-se o Sim Planejar como projeto independente para promoção da educação financeira no país. Posto isto, o objetivo geral desta pesquisa compreende avaliar as estratégias de comunicação de marketing empregues para promoção do Sim Planejar nas versões gratuita e onerosa, junto ao cidadão brasileiro. Com base nesta pesquisa, pretende-se chegar às seguintes conclusões baseadas em hipóteses: i. de acordo com o público que interagiu com o Sim Planejar, as estratégias de comunicação de marketing empregues para promoção na versão gratuita são interessantes, eficazes, atraentes, informativas, profissionais, educativas, criativas, emocionais e dá vontade de compartilhar; ii. com igualdade aplica-se esta alegação à versão onerosa; iii. consoante ao público que interagiu com o Sim Planejar, os meios empregues para promoção do projeto na versão gratuita são interessantes, eficazes, atraentes, informativas, profissionais, educativas, criativas, emocionais e dá vontade de compartilhar; iv. de igual modo aplica-se essa afirmativa para a versão onerosa; v. segundo o público que interagiu com o Sim Planejar na versão gratuita, o conteúdo é prático, útil, inspirador, realista, motivante, interessante, educativo, possui linguagem acessível e dá vontade de compartilhar e; iv. da mesma forma esta afirmação é considerada para a versão onerosa do projeto. No tocante à metodologia, a teoria base é fundamentada no método hipotético-dedutivo e o método científico empregue é o comparativo. O procedimento técnico utilizado é o estudo de caso. Quanto aos instrumentos, recorreu-se a inquéritos por meio de dois questionários com o público que interagiu com o Sim Planejar, um para a apreciação da versão gratuita e outro para a versão onerosa. Ambos avaliam a percepção do público a respeito das estratégias de comunicação de marketing, meios e conteúdo empregues para promoção do projeto. Assim, pretende-se apresentar uma pesquisa coesa e original.
- Planejamento financeiro pessoal: uma proposta para a saúde financeira do brasileiro da classe CPublication . Costa, Simone Aparecida da; Rocha, FátimaEsta dissertação apresenta uma proposta de planejamento financeiro para o brasileiro classe C. O planejamento financeiro pessoal é uma ferramenta importante para que a saúde financeira do indivíduo esteja sob controle. Haja vista que o planejamento expõe a real situação financeira por meio do acompanhamento das receitas e despesas possibilitando ao indivíduo o uso consciente do dinheiro. Além disso, possibilita o planejamento de objetivos a curto, médio e longo prazos de acordo com a capacidade de poupança identificada. A classe C no Brasil é a que possui maior representatividade entre os brasileiros. Também é apontada como a classe mais consumista. É importante destacar que o contexto econômico, principalmente no que se refere à hiperinflação contribuiu de forma sistemática para o pensamento de curto prazo no brasileiro – a memória inflacionária. Adicionalmente, as mudanças de planos económicos com alteração das moedas influenciaram no modo como os indivíduos compreendem o dinheiro e consequentemente sua utilização. O cenário mudou a partir de 1994 com o Plano Real, mas é desafiador superar um quadro de instabilidade persistente. Diante disso, para organização financeira do brasileiro classe C é proposto um modelo de planejamento financeiro em sete etapas. O controle e planejamento do consumo é crucial para a saúde financeira do brasileiro classe C. Isto posto, o planejamento financeiro pessoal é a ferramenta adequada.