Browsing by Author "Correia, Edlamar Mendes"
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- A eficácia do programa COGWEB nas áreas de atenção, memória e função executiva em crianças com dificuldades de aprendizagem na escola Municipal do Rio de JaneiroPublication . Correia, Edlamar Mendes; Saavedra, LuísaEste estudo tem como objetivo, verificar a eficácia do uso da ferramenta COGWEB em uma criança com dificuldade de aprendizagem, faixa etária de 9 anos, do sexo masculino de uma Escola Pública da cidade do Rio de Janeiro. O COGWEB é um programa português que foi desenvolvido por um neurologista e uma neuropsicóloga, apresenta-se por uma plataforma online e permite a implementação de treino cognitivo personalizado, individualmente. A ferramenta é organizada por meio da prescrição do profissional, que supervisiona a seção através do computador. Este estudo teve como objetivos: 1 - Identificar a eficácia da aplicação do programa COGWEB num aluno com 9 anos de idade e com dificuldades de aprendizagem e sua importância como mecanismo de intervenção, a fim de treinar as áreas da atenção, memória e função executiva. 2 - Verificar os resultados dos treinos cognitivos após a implementação do programa. Nesta investigação recorreu-se aos seguintes instrumentos de pesquisa: NEUROPSILIN-Inf, Teste de matrizes progressivas coloridas de Raven e o programa COGWEB. Os exercícios foram agrupados de acordo com as áreas cognitiva de atenção, funções executivas, memória, linguagem, práxis, gnosia e cálculo. Este sistema abrange diferentes graus de comprometimentos, por este motivo o programa pensou nos exercícios com níveis sequenciais de dificuldade e foram concebidos para ser utilizados numa ampla gama de idades. As ferramentas de monitoramento, juntamente com bioestatística, regista continuamente o desempenho e são incorporados no sistema, a fim de supervisionar a evolução e ajustar o programa de acordo com progresso avaliado. Os resultados obtidos revelaram que o programa de intervenção constatou que ao final da reaplicação dos testes neuropsicológicos que o aluno apresentou bons resultados e bons impactos no seu processo escolar, mesmo mantendo o seu conceito regular, por apresentar bastantes déficits nas áreas de linguagem, que não foi foco do treinamento cognitivo utilizado. Foi verificado também que através do treino o aluno manteve um rendimento regular mesmo com o aumento da demanda acadêmica.