Browsing by Author "Casteluber, Michelli Amaral"
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- A gestão escolar na sinalização do aluno com suspeita de Perturbação de Hiperatividade/ Déficit de Atenção (PHDA)Publication . Casteluber, Michelli Amaral; Marinho, SusanaEsta pesquisa foi realizada no âmbito do Mestrado em Docência e Gestão da Educação, na área de Administração Escolar e Administração Educacional da UFP. Neste estudo foi abordada a problemática da sinalização de crianças com suspeita de Perturbação de Hiperatividade/ Déficit de Atenção (PHDA) pela Escola e o diagnóstico da perturbação realizado pelos profissionais da Saúde. Considerando as características e a revisão da literatura, a criança com PHDA pode ser considerada um problema na escola tanto por causa do déficit de atenção, que gera dificuldades de aprendizagem, quanto por seu comportamento hiperativo e impulsivo, que gera dificuldades para o professor em sala de aula e dificuldades relacionais dessa criança com a família, os professores e os colegas, causando também problemas na autoestima da criança. Diante desse quadro, observa-se no Brasil um aumento do diagnóstico de PHDA, com conseqüente aumento da prescrição e consumo do medicamento Ritalina® (Metilfenidato), configurando a prática de medicalização da infância. Para responder aos objetivos da investigação realizou-se um estudo empírico, com metodologia qualitativa, utilizando a técnica da entrevista. Este estudo foi realizado com professores de duas escolas especializadas em educação infantil, e com profissionais de saúde, que atuam em consultórios clínicos, do município de Colatina, Espírito Santo, Brasil. Procurou-se conhecer, de forma mais aprofundada, o conhecimento e a experiência que os docentes e os profissionais da saúde possuem com relação à problemática da sinalização e do diagnóstico da PHDA e o seu papel neste cenário. Os resultados encontrados indicam que os professores preocupam-se em ajudar o aluno que apresenta dificuldades na aprendizagem e comportamento sugestivo de PHDA, porém devido ao pouco conhecimento que possuem a respeito da perturbação, a sinalização realizada pela escola apresenta-se deficiente. Os profissionais de saúde, entretanto, consideram que mesmo assim, a opinião da escola é fundamental para o desenvolvimento do processo de diagnóstico e procuram trabalhar em parceria com a escola durante esse processo e também durante o tratamento.