Browsing by Author "Carvalho, Maria de Lourdes Ferreira"
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- Partilha de conhecimento nas organizações: uma abordagem baseada na gestão do conhecimento e no conceito de BaPublication . Carvalho, Maria de Lourdes Ferreira; Gouveia, Luis BorgesMuito tem se dedicado à pesquisa, análise e ao desenvolvimento do conhecimento nas organizações, em grande parte devido a mobilização em torno do assunto nos meios empresariais e acadêmicos, os quais sinalizam a progressiva convicção de que entender o conhecimento é fundamental para o sucesso empresarial, como também, para a sobrevivência das organizações no contexto econômico atual e futuro. Este projeto de tese está estruturado em constructos relacionados com as organizações e o conhecimento, demonstra uma ampla abordagem sobre a economia do conhecimento, como também sobre a sua importância no momento atual. Ressalta o negócio e o planeamento estratégico, cuja percepção da realidade de um novo mundo competitivo, globalizado e de rápidas mudanças, estão a constituir uma das forças motrizes para a alavancagem do conhecimento como um dos principais ativos das organizações, como chave da vantagem competitiva sustentável. Tendo como objectivo desenvolver um método conceitual para aplicação do conceito de Ba em uma organização, culminou com a criação de uma plataforma, cuja denominação proposta pela pesquisadora se intitula como: Epacoba, sendo um Espaço de Partilha do Conhecimento suportado em Ba. O desenvolvimento do projeto contempla o levantamento de referencial teórico, cujo arcabouço propiciou a construção e aplicação do método Epacoba para este projeto de tese, o qual apresenta uma base conceitual sobre o conceito de Ba e as suas manifestações e características, a gestão da informação e os fluxos informacionais para Ba, como também a significância do espaço partilhado e movimento. Desta forma, foi possível apresentar a relevância destes, no desenvolvimento da cultura empreendedora e dos Fluxos de Conhecimento. O trabalho discorre ainda sobre a importância e os conceitos de dados, informação e conhecimento, base de sustentação na Gestão do Conhecimento e, consequentemente, no desenvolvimento organizacional. O trabalho apresenta ainda uma análise sobre o desenvolvimento do método de análise dos Fluxos informacionais para Ba, definição e aplicação do modelo em Ba adaptado para análise de fluxo de informação para a organização em estudo, seguido da análise do fluxo de informação adaptado ao modelo proposto, culminando na proposta do modelo para aplicação do conceito de Ba numa empresa. Evidenciou-se a importância da Gestão do Conhecimento como mola propulsora empresarial para a criação de vantagem competitiva, evidenciando a sua importância, sobretudo, em empresas que precisam criar, compartilhar e reaplicar o conhecimento. Pretende-se com a conclusão deste projeto abrir um novo campo de pesquisa aplicada aos Fluxos de Conhecimento em organizações inovadoras. E ao fazê-lo, convocar um lado mais humanista, na atividade humana, em organizações baseadas em conhecimento.
- A partilha de conhecimento nas organizações: uma abordagem baseada na gestão do conhecimento e no conceito de BaPublication . Carvalho, Maria de Lourdes Ferreira
- O valor do empreendedorismo na Universidade: perspectivas dos alunos do curso de Administração da Faculdade Padrão - Goiânia/Goiás.BrasilPublication . Carvalho, Maria de Lourdes Ferreira; Santos, LuísO objeto central deste estudo são os significados que os alunos do curso de Administração atribuem aos valores do ensino do Empreendedorismo em sua formação acadêmica, delineado à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da psicologia de Vygotsky e alicerçado com a pesquisa efetuada durante o ano de 2015, com um cariz qualitativo. A proposta metodológica da pesquisa contempla a triangulação de procedimentos, a saber: questionários, entrevistas e grupo focal. Participaram do trabalho de entrevista e grupo focal um total de 14 alunos somados aos 109 que integraram o procedimento metodológico em forma de questionário. Todos os alunos participantes cursavam, no momento da pesquisa, o sexto e sétimos períodos do curso de administração. Como ponto de partida dos núcleos de significação deste trabalho, procurou-se verificar as possíveis formas de apreensão do conhecimento acadêmico com vistas à ação empreendedora dos sujeitos pesquisados, buscando estudá-los nas seguintes dimensões: quem são os alunos universitários; como é a sua vida acadêmica; de que maneira os estudantes constroem e significam a importância do conhecimento empreendedor para a construção de seu caminho na busca de seus objetivos e sonhos. O estudo permite defender a seguinte tese central: os significados atribuídos pelos alunos do Curso de Administração à sua formação empreendedora. A apreensão do conhecimento é significada com responsabilidade, compromisso, persistência e confiança em si mesmos. São pessoas que possuem esperança de ter um futuro promissor, de realizar seus objetivos, coroados de fortes sentimentos advindos de suas vivências, compreendendo o Empreendedorismo como forma de desenvolvimento social. A partir dessa tese central, outra se destacou por ter sido considerada a base de todo o processo empreendedor delineado pelos sujeitos pesquisados: a família. Esta instituição central declarou-se ser a base geradora para a sua motivação na construção de seus caminhos, rumo à conquista dos sonhos e anseios desejados. É ponto de destaque e elo firme em suprir uma das características do empreendedor, que é ter um “modelo”, aquele que o inspira, que o influencia para seguir em frente em sua meta. Outra tese que emergiu neste estudo foi o distanciamento da instituição de ensino das empresas, fato uníssono nas falas dos sujeitos pesquisados. A carência da prática no curso de administração foi sentida e evocada como um óbice a ser resolvido.