Browsing by Author "Cangato, Fernando Dias"
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- Gestão de recursos humanos e comunicação interna: envolvimento e comprometimento dos funcionários com as organizaçõesPublication . Cangato, Fernando Dias; Cardoso, AntónioEsta pesquisa tem por tema “Gestão de Recursos Humanos e Comunicação Interna: envolvimento e comprometimento dos funcionários com as organizações” e tem por objectivo a analisar a importância da comunicação interna nas organizações da Provincia de Benguela (Angola), e qual o seu impacto no envolvimento e comprometimento dos funcionários com as organizações. Para isso, desenvolveu-se um estudo misto com a integração de uma metodologias qualitativa e quantitativas. Assim, o estudo quantitativo, aplicou-se uma entrevista a seis gestores de empresas, com objectivo de avaliar as seguinte dimensões inerentes à orientação para o mercado interno e da comunicação interna utilizada: (1) Recrutamento dos empregados (competir pelo talento); (2) Visão (oferecer uma visão); (3) Formação dos empregados (preparar as pessoas para o desempenho); (3) Trabalho em equipa (dar ênfase ao trabalho em equipa); (4) Autoridade e responsabilidade do pessoal de contato (impulsionar o fator liberdade); (5) Avaliação e recompensas dos empregados (medir e recompensar); (6) Necessidades do empregado (conhecer o seu cliente). Por sua vez, no estudo quantitativo, administrou-se um questionário junto de 250 quadros de organizações, porcurando avaliar as seguintes dimensões: (1) Funcionários como clientes internos; (2) Grau de formalismo da comunicação interna; (3) Ferramentas e meios de comunicação interna; (4) Eficácia dos meios de comunicação interna; (5) Consideração das sugestões dos funcionários; (6) Resposta às solicitações; (7) Avaliação da comunicação; (8) Gestão da comunicação interna; (9) Satisfação coma função; (10) Recomendação; (11) Intenção de ficar. Para a análise do estudo qualitativo procedeu-se a uma análise de conteúdo, tendo por base as categorias previamente identificadas, fazendo-se comparações entre as várias organizações. Os resultados evidenciam que as organizações estão conscientes da importância dos seus empregados e da necessidade da comunicação interna de modo a envolver e a comprometer os funcionários com a empresa. As organizações demonstram ter uma enorme preocupação da forma como gerem os seus recursos humanos, embora não utilizem toda a sua capacidade de Marketing e Comunicação interna. Os dados quantitativos obtidos através de questionário foram analisados em SPSS, recorrendo-se a técnicas estatisticas com frequencias, médias, desvio-padrão, correlações e regressão linear, tendo-se obtido valores de alfa de cronbach muti satisfatórios (alfa=0,965). Foi possível aferir através dos dados do questionário que a comunicação interna é muito formal, não sendo utilizados muitos dos meios de comunicação interna modernos, que são vistos, como tendo baixa eficácia. Os quadros valorizam a comunicação com os seus superiores e consideram que as suas sugestões são consideradas. Por isso, revelam que estão satisfeitos com as suas funções e manifestam intenções em permanecer na empresa.