Browsing by Author "Campos, Luis Carlos Magno Sales"
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- Clima e Cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto da escola públicaPublication . Campos, Luis Carlos Magno Sales; Almeida, João deA educação democrática infunde o processo de aprendizagem com valores fundamentais de participação e cidadania na sociedade. Esta educação vê os jovens não como receptores passivos do conhecimento, mas, sim, como cocriadores ativos de sua própria aprendizagem. Eles não são os produtos de um sistema educacional, mas, sim, os participantes valorizados em uma comunidade de aprendizado. Trata-se de um processo de educação da sociedade efetivado por meio de atividades educativas, transferindo princípios, regras da Democracia, os conhecimentos sobre direitos humanos e a ideia de coletividade. Para que a cultura da Democracia se torne um modo de vida, é importante que os indivíduos estejam em um ambiente em que esta cultura seja inserida, ainda nas idades muito iniciais, pois os modos e as atitudes do ambiente escolar interiorizem o sentido de Democracia nas crianças. Assim, o objetivo de uma escola não é usar o conhecimento existente, mas criar pessoas que possam produzir novos conhecimentos. Para ensinar a Democracia é importante aplicá-la. Um dos deveres mais importantes das escolas é fazer o aprendizado dos alunos também os valores democráticos. Nesse sentido, o presente projeto de investigação objetivou observar o clima e a cultura organizacionais e suas implicações na gestão democrática no contexto da escola pública. Tal observação foi possível a partir da recolha de dados através de entrevista dialogada e aplicação de questionários para duas categorias de sujeitos (alunos e professores). Adotou-se uma amostra composta por 2 gestoras escolares; 2 Supervisores Escolares, 10 docentes, 40 alunos do Ensino Médio, 10 pais e 4 funcionários. Como espaço do estudo investigativo, escolheu-se uma escola pública do Sistema Municipal de Ensino Fundamental da cidade de São Domingos do Maranhão –Maranhão – Brasil. A aplicação destes instrumentos visou alcançar informações que possibilitem a visualização de que o clima organizacional permite utilizar os estudos indicadores da adequação da gestão democrática num momento determinado no cenário escolar.