Browsing by Author "Campos, Erika Almeida de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A construção sintática nos processos de leitura e escrita em crianças e adolescentes com síndrome de Down através do método dos dedinhosPublication . Campos, Erika Almeida de; Alves, Ana Paula AntunesA construção sintática nos processos de leitura e escrita em crianças e adolescentes com síndrome de Down, tema desta dissertação, busca apresentar os benefícios da intervenção precoce com o uso do material e gestos do Método dos Dedinhos®, para a aceleração das habilidades e competências das crianças e adolescentes com a síndrome de Down. A linguagem é um importante mecanismo para as atividades sociais do sujeito e esta investigação, tem como objetivo geral: analisar como se dá a construção sintática nos processos de leitura e escrita de crianças e adolescentes com Síndrome de Down, através do material e gestos do Método dos Dedinhos®. Para isso, foram criados cinco objetivos específicos que conduziram o processo de investigação: 1. Analisar em bibliografia recente como o uso de pistas visuogestuais auxiliam o desenvolvimento da linguagem oral de crianças com síndrome de Down. 2. Investigar se pistas visuogestuais podem auxiliar no desenvolvimento de leitura e escrita de crianças e adolescentes com síndrome de Down, através de estratégias e/ou métodos mais utilizados com esta população. 3. Investigar sobre o desenvolvimento sintático na leitura e escrita de crianças e adolescentes com síndrome de Down, através de bibliografia recente. 4. Analisar se o uso do material e gestos do Método dos Dedinhos® pode auxiliar no processo de desenvolvimento sintático da leitura e da escrita da adolescente estudada neste trabalho, através de intervenções clínicas. 5. Questionar se a utilização do material e gestos do Método dos Dedinhos® podem auxiliar professores, terapeutas da fala, pais e crianças e adolescentes com síndrome de Down, no processo de desenvolvimento sintático da leitura e da escrita. Para responder a esses objetivos, utilizou-se como metodologia de investigação, a abordagem voltada para o estudo de caso com o cariz qualitativo. Obteve-se como resultados o desenvolvimento sintático da leitura e escrita a partir de intervenções clínicas com o material Varal do Método dos Dedinhos®.