Browsing by Author "Alves, Dorinda Raquel Teixeira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação do modelo son-rise na educação pré-escolar : implementação de um programa na área da linguagem /comunicação - estudo de casoPublication . Alves, Dorinda Raquel Teixeira; Saavedra, LuísaO Son-Rise Program® (SRP) é uma metodologia de intervenção com pessoas com autismo que privilegia a relação em detrimento do tratamento, tendo por base os seus princípios orientadores. Segundo o Centro de Tratamento do Autismo da América, esta metodologia tem inúmeros casos de sucesso e há cada vez mais pais a procurá-lo para aprender e aplicar este programa. Tendo sido criado de pais para pais, os estudos existentes, na sua maioria, centram-se no contexto familiar. Com base no sucesso deste programa e devido à pouca informação existente sobre a sua aplicação em meio escolar, Mota (2014) desenvolveu um estudo neste sentido com uma criança de dez anos numa turma de ensino estruturado. Dado os seus resultados positivos no desenvolvimento da criança, torna-se pertinente prosseguir esta investigação inovadora e levá-la até ao contexto da Educação Pré-Escolar, desenvolvendo uma investigação com o intuito de verificar quais os benefícios desta abordagem no desenvolvimento da comunicação na criança com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) e a sua compatibilidade com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE). Deste modo, optou-se por realizar um estudo de caso centrado numa criança em idade pré-escolar com diagnóstico clínico de PEA, que frequenta uma sala de Educação Pré-Escolar, à qual o investigador pretendeu implementar o SRP, recorrendo às tabelas de desenvolvimento deste programa adotadas de Mota (2014). Os resultados obtidos apresentam uma evolução progressiva na criança na sua comunicação/ linguagem, crescendo de uma linguagem verbal e não-verbal, sobretudo no âmbito instrumental, para uma linguagem mais social.