Browsing by Author "Alves, Ariane de Maria Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Gestão democrática e participativa no Centro de Ensino Pedro Álvares Cabral: realidade ou utopia?Publication . Alves, Ariane de Maria Silva; Fragata, OrlandoSabe-se que a gestão escolar é um dos fatores cruciais no processo educacional. Para que haja sucesso é imprescindível entre os membros uma comunicação horizontal na qual todos participem ativamente com ideias engajadoras que propiciem um bom funcionamento da escola. Quando autonomia e participação são os pilares de uma gestão, a mesma promove o desenvolvimento crítico-reflexivo dos educandos para que atuem na sociedade de forma participativa. No dia a dia da escola, o trabalho do gestor envolve muitos desafios como articular o processo de gestão e delegar responsabilidades. A gestão da escola é um processo coletivo, desenvolvido em parceria com toda a comunidade escolar. A Constituição brasileira estabelece como princípio da escola pública a gestão democrática. Desse modo, a tomada de decisões é feita, por meio de uma deliberação colegiada, cuja base é o diálogo. Este estudo partiu essencialmente de uma abordagem qualitativa, objetivando compreender efetivamente o processo de gestão democrática e participativa da escola pública, especificamente no Centro de Ensino Pedro Álvares Cabral. No que diz respeito à recolha da informação, recorreu-se à opção do inquérito por questionário aos professores do ensino fundamental e médio. Os resultados obtidos mostram-nos que, no geral, os professores revelam que o Centro de Ensino Pedro Álvares Cabral tem se esforçado e desenvolvido uma gestão voltada para os princípios da participação e autonomia. É óbvio que toda escola enfrenta dificuldades e desafios, mas diante dos inquéritos aplicados percebe-se no geral que a Gestão tem desenvolvido um trabalho articulador, flexível, participativo e democrático em todo o âmbito escolar.
