Browsing by Author "Almeida, Adriana Rodrigues de"
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- O processo de inclusão de alunos com deficiência no mercado de trabalho em Araguaína - TO: percepção de empregadores, de docentes do ensino superior e técnicos administrativos da Universidade Federal do Norte do TocantinsPublication . Almeida, Adriana Rodrigues de; Coelho, FátimaAtualmente um dos grandes desafios para a universidade é a inclusão dos alunos com deficiência e sua transição para o mercado de trabalho, sendo que a modalidade de estágio se constitui como meio prático para conduzir esse processo. Nesse sentido, a participação ativa dos docentes e técnicos administrativos da instituição e a sua articulação com os empregadores tendo em vista o sucesso da inclusão dos alunos é fundamental. Sendo assim, este estudo descritivo tem como objetivo geral, conhecer as percepções e práticas dos Professores, dos Técnicos Administrativos da UFNT e dos Empregadores da cidade de Araguaína- Tocantins, no que se refere à inclusão dos alunos com deficiência no mercado de trabalho por meio de estágio não obrigatório. Participaram um total de 17 pessoas, às quais foi aplicado um questionário para coleta de dados. Os resultados encontrados demonstram que, de maneira geral, os Professores, Técnicos e Empregadores revelam percepções favoráveis à inclusão dos alunos com deficiência no mercado de trabalho por meio de estágio não obrigatório, porém, observam-se práticas que são verdadeiras barreiras face a inclusão desses alunos. De acordo com a percepção dos participantes, no que diz respeito às práticas que podem ser barreiras para inclusão dos alunos com deficiência no mercado de trabalho foram identificadas, entre outras, a baixa formação dos responsáveis pela contratação de estagiários com determinadas problemáticas, o pouco interesse dos profissionais de educação em acompanhar o processo de estágio não obrigatório e a ausência de uma política de interação entre a universidade e as empresas. Por fim, constata-se que o processo de transição de alunos com deficiência para o trabalho, nesse cenário é viável, desde que os intervenientes nesse processo trabalhem juntos para alcançar o sucesso para todos e cada um dos alunos.