FCHS (DCPC) - Artigos em Atas de Conferências Internacionais
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Browsing FCHS (DCPC) - Artigos em Atas de Conferências Internacionais by Author "Silva, Isabel"
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- Inteligência emocional e valores em estudantes universitários de áreas do cuidar: um estudo empíricoPublication . Meneses, Diana; Silva, Isabel; Jólluskin, GloriaAliadas às particularidades da condição humana, os profissionais das áreas do cuidar lidam diariamente com situações emocionais extremas, evidenciando-se a importância da inteligência emocional e valores neste contexto. Assim ressalva-se a necessidade desta dimensão ser desenvolvida aquando da formação académica. O objetivo é descrever os níveis de inteligência emocional e valores entre estudantes universitários de áreas do cuidar, analisando se existem diferenças estatisticamente significativas entre indivíduos dos dois sexos, alunos que se encontram a frequentar diferentes áreas de estudos e anos de formação quanto ao seu nível de inteligência emocional e valores considerados como sendo importantes para si. Procurou-se, ainda, analisar se existe uma correlação estatisticamente significativa entre a idade e a inteligência emocional e valores. A amostra, constituída por 133 estudantes, dos quais, 56,39% de cursos de áreas do cuidar, maioritariamente do sexo feminino (82,7%), com idades compreendidas entre 19 e 54 anos (M=28,38; DP=9,68). Os participantes responderam ao Questionário Sociodemográfico, Questionário sobre Valores Pessoais, Escala de Valores de Schwartz e Questionário de Competência Emocional. Os resultados mostram que os estudantes de áreas do cuidar têm elevados níveis de inteligência emocional. Os valores pessoais considerados mais importantes pelos universitários são o Relacional, Tradicionalismo, Aventura e Realização Pessoal, sendo os valores humanos mais importantes Benevolência, Universalismo e Hedonismo. Assim, as habilidades de inteligência emocional, assim como os valores podem relacionar-se com o contexto onde os estudantes se inserem, sendo a formação e contextos académicos em áreas do cuidar direcionadas para a interação das emoções e a gestão das mesmas.