FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento by Author "Brussio, Maria Eunice Campos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Construção dos saberes e das competências do professor alfabetizador em sala de aula da rede de ensino municipal - São Luís, Maranhão - BrasilPublication . Brussio, Maria Eunice Campos; Madeira, MiltonNo presente trabalho investigou-se a construção dos saberes e das competências em sala de aula da professora alfabetizadora (PAFs) na rede de ensino municipal de São Luís, Maranhão – Brasil. Aborda-se as características dos saberes e das competências do professor alfabetizador no seu cotidiano em sala de aula e as suas vivências individuais e coletivas. Observa-se a formação inicial e continuada do professor alfabetizador assim como seus objetivos e metodologias, considerando o Programa de Formação do Professor Alfabetizador (PROFA) e a Secretaria de Educação Fundamental do MEC (SEF/MEC do Brasil, 2001), que fundamenta esses profissionais com o processo e aquisição de habilidade para o ensino da leitura, da escrita e do contar na educação infantil, mais precisamente na 1ª série do Ensino Fundamental e na Alfabetização de Jovens e Adultos. Pesquisou-se ainda a relação de professores x alunos, sob o ponto de vista do desenvolvimento, da efetividade do professor alfabetizador que pode contribuir para a ação educativa de professores e alunos gerando alunos mais solidários e reflexivos. Neste sentido, é importante destacar a interação professor x aluno e a importância dessa interação como núcleo do processo de ensino – aprendizagem. Situa-se a prática pedagógica das PAFs como gerador de seus saberes e competências, na interação com a doutoranda-formadora em sala de aula. A seguir delimitaremos a metodologia evidenciando a análise e depoimento das PAFsprocurando identificar os saberes e a prática pedagógica, para além do contexto das experiências educativas geradoras das competências que envolvem a profissão na atualidade. Por fim indica-se nos resultados caminhos de modo que as mesmas possam reorganizar e direcionar seus trabalhos em sala de aula.