Cadernos de Estudos Mediáticos - Nº 07, 2010
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Browsing Cadernos de Estudos Mediáticos - Nº 07, 2010 by Author "Meneses, Rute"
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- Envolvimento em actividades de lazer e auto-eficáciaPublication . Meneses, RuteActualmente, diversas mensagens sobre Saúde afloram o lazer dos indivíduos. Paralelamente, a auto-eficácia (AE) é uma variável central na promoção de comportamentos saudáveis. Objectivos: analisar a AE e o lazer de um grupo de indivíduos e explorar a relação entre ambos. Os 204 participantes tinham uma boa AE e envolviam- se em actividades de lazer muito diversas. As correlações (estatisticamente significativas) entre a AE e a frequência de diversas actividades de lazer apoiam o papel da AE ao nível dos comportamentos promotores de saúde. Nowadays, several health messages tap people’s leisure. Additionally, self-efficacy (SE) is a key variable in the promotion of healthy behaviours. Consequently, the aim of the present study was to analyze the SE and leisure of a group of individuals and the relationship between them. The 204 participants had a good self-efficacy and reported very different leisure activities. The (statistically significant) correlations between SE and several leisure activities support a role for SE in the promotion of healthy behaviours.
- Promoção de educação alimentar com recurso à internetPublication . Burri, Solange; Meneses, Rute; Almeida, CidáliaA disponibilidade de informação técnica, sobretudo na População Portuguesa, sobre os cuidados a ter com a alimentação e a forma de comprar/preparar os alimentos pode optimizar o impacto das campanhas de sensibilização que decorrem, no âmbito da educação alimentar, em Portugal. Os dados obtidos pelo Projecto BabySol ® apoiam a pertinência de disponibilizar, na Internet, apoio personalizado sobre nutrição (66%) e segurança alimentar (34%), bem como a publicação assídua sobre a sua aplicabilidade no lar, aplicado à família. The technical information offered about healthy food habits and consumer patterns, especially in the Portuguese population, can optimize the impact of food educational campaigns developed. The data obtained by the BabySol® Project reveal the importance of providing personalized support on nutrition (66%) and food safety (34%), by Internet, and also the importance of the regular publication of articles about these issues, applied to families.
