UPL - Reabilitação Psicomotora
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Browsing UPL - Reabilitação Psicomotora by Author "Silva, Ana Rita Vintém da"
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- A importância da intervenção psicomotora em idades precoces: estudo de casoPublication . Silva, Ana Rita Vintém da; Almeida, GabrielaEste projeto teve como principal objetivo verificar os efeitos de uma intervenção psicomotora precoce no neurodesenvolvimento de uma criança, após 23 sessões de Psicomotricidade. Tratou-se de um estudo de caso, do tipo pré-experimental e a amostra foi constituída por uma criança em idade pré-escolar, do género masculino, acompanhada na Clínica Pedagógica da Universidade Fernando Pessoa e a sua família direta. Os instrumentos utilizados foram a escala de Avaliação das competências no Desenvolvimento Infantil Schedule of Growing Skills II e uma versão adaptada da Escala de Satisfação das Famílias, constituída pelas questões que se justificam de acordo com o objetivo da investigação. No final foi solicitado à mãe que responde-se a um questionário, a fim de avaliar o grau de satisfação relativamente à intervenção. Os resultados obtidos no final do estudo demonstram uma evolução positiva em todas as áreas de competências, apesar de ainda estarem presentes imaturidades no neurodesenvolvimento. A discrepância relativa ao que é esperado para a sua idade cronológica foi reduzida comparativamente aos dados recolhidos na avaliação inicial. A área onde houve melhorias notórias foi nas competências visuais, tendo também melhorias em termos das competências locomotoras, manipulativas, fala e linguagem. Nas competências de audição e linguagem, autonomia e cognição, a evolução não foi tão notória, apesar de existente. Por sua vez, nas competências de interação social manteve-se na mesma faixa etária da avaliação inicial. Assim sendo, pode concluir-se que o programa de intervenção traçado para esta criança, trouxe ganhos no neurodesenvolvimento, resultando numa melhoria nas áreas de competências avaliadas, sem excluir a hipótese de que as melhorias podem estar relacionadas com fatores de ordem maturacional, caraterísticas do processo de desenvolvimento. Relativamente ao grau de satisfação das famílias sobre a intervenção realizada com o filho, demonstraram estar muito satisfeitos tanto ao nível do apoio à criança e aos pais, como ao nível da relação entre os pais e a terapeuta.