Antropológicas Nº 12 (2011)
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Browsing Antropológicas Nº 12 (2011) by Author "Jólluskin, Gloria"
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- Autonomia e Consentimento Informado: um Exercício de Cidadania?Publication . Jólluskin, Gloria; Toldy, Teresa MartinhoNeste trabalho, pretende-se problematizar o consentimento informado à luz das diferentes compreensões da sua relevância para o respeito da autonomia do indivíduo doente. Partimos da definição de autonomia, para, depois, apresentarmos os vários modelos de relação clínico-paciente no que diz respeito, precisamente, à articulação do respeito pela autonomia do doente com a responsabilidade do profissional de saúde. Reflectiremos, em seguida, sobre o consentimento informado à luz do conceito de autonomia e em articulação com os modelos apresentados. Concluímos que o exercício de autonomia, consignado no consentimento informado, depende não só do paciente, mas também do clínico, destacando a necessidade de insistir num modelo baseado na interdependência. This article aims to discuss the relevance of informed consent for respecting the patient’s individual autonomy. We will begin by defining autonomy. Then, we will present different models of doctor-patient relations, underlining the combination of respect for the patient’s autonomy with the responsibility of the health professional. After presenting these different models, we will look into informed consent within the concept of autonomy, as well as considering the models discussed. This study seems to demonstrate that the exercise of autonomy, established by informed consent, depends not only on the patient, but also on the health professional, thus emphasizing the need to insist upon a model of autonomy based on interdependence.
- Educação para a saúde – educação para a cidadania: relato de duas experiências de extensão comunitáriaPublication . Toldy, Teresa Martinho; Jólluskin, Gloria; Silva, Isabel; Meneses, RuteO objectivo do presente estudo é apresentar duas experiências de educação para a saúde e para a cidadania desenvolvidas no âmbito de projectos de extensão comunitária realizadas em contexto universitário – O Projecto Mais Saúde e o Projecto Aprender a Crescer em Paranhos. No presente artigo reflecte-se sobre o desafio com que as Universidades se confrontam no sentido de se tornarem, enquanto instituições com um papel de relevo na promoção do bem-estar das comunidades em que se encontram integradas, elas próprias um instrumento de promoção da saúde daquelas. Reflecte-se, ainda, sobre os contributos dos projectos de extensão comunitária para uma formação mais ampla dos futuros profissionais e para a formação de cidadãos mais activamente envolvidos e mais socialmente responsáveis, sublinhando-se a importância de se proporcionar aos alunos experiências de participação e inclusão na comunidade. The purpose of this study is to present two experiences of health and citizenship education developed in community outreach projects conducted in a university context – Project “More Health” and Project “Learning to Grow in Paranhos”. In this article, we reckon the challenge universities face in order to become an instrument for health promotion, within their role as institutions that promote the well-being of the communities in which they are integrated. This paper also considers the contributions of community outreach projects to a broader training of future professionals and to educate university students in order to prepare them as more actively involved and more socially responsible citizens, underlining the importance of providing students with experiences of social participation and community inclusion.