ESS (DCETS) - (TD) Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem
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Browsing ESS (DCETS) - (TD) Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem by Author "Fernandes, Sulamita da Silva e Souza"
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- Linguagem, sono e infância em perspectiva bakhtiniana: um estudo na fase escolar dos 8 aos 11 anosPublication . Fernandes, Sulamita da Silva e Souza; Ramalho, JoaquimO diálogo do pensamento bakhtiniano, estudos do Círculo de Bakhtin - intelectuais multidisciplinares que se dedicaram a temas referentes à linguagem norteiam a pesquisa. Ressalta-se a importância da obra de Bakhtin no embasamento teórico sobre a aquisição da linguagem e a importância do sono da criança para esse desenvolvimento, bem como possíveis perturbações que possam ocorrer nesse processo. A privação e os distúrbios relacionados ao sono são peculiares aos problemas relacionados à escrita e a leitura em estudantes de uma escola de ensino fundamental. O sono é uma necessidade vital que gera energia física, psíquica e intelectual. Atualmente, devido aos hábitos sociais e culturais contemporâneos, estudantes têm dormido menos. Neste trabalho foram estudados 89 alunos, com idades compreendidas entre 8 a 11 anos, frequentadores de uma escola de Ensino Fundamental pública. Para levar a cabo esse estudo, aplicou-se o Questionário do sono de Reimão e Lefevre (QRL) que aborda diversos distúrbios do sono na infância. Uma má qualidade do sono pode acarretar dificuldades de concentração e atenção, cansaço, depressão e ansiedade, desencadeando assim dificuldades no desenvolvimento da linguagem, esse dado pode ser confirmado na pesquisa. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou levantar dados sobre a privação e distúrbios do sono que podem prejudicar o desenvolvimento global , dialogando sobre a importância da obra de Bakhtin e do Círculo quanto a Linguagem. Buscou-se compreender esse processo sob a perspectiva dialógica, alertando a comunidade escolar sobre a importância do sono para o desenvolvimento da linguagem. O presente estudo constatou a necessidade do conhecimento e da conscientização dos professores e responsáveis da importância da higiene do sono para a qualidade de vida e melhor desenvolvimento pedagógico dos estudantes, minimizando dificuldades relacionadas à leitura e à escrita. Um Programa de intervenção em relação à higiene do sono foi implantado, voltado aos estudantes da escola pesquisada, concluindo com relatos de mudanças positivas e da conscientização das famílias na continuidade da higiene do sono, atestando o impacto da intervenção.