ESS (DCETS) - (TD) Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem
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Browsing ESS (DCETS) - (TD) Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem by Author "Correia, Ana Sofia Guimarães"
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- A competência no reconhecimento da expressão facial da emoção: estudo empírico com crianças e jovens com Perturbação do Espetro do AutismoPublication . Correia, Ana Sofia Guimarães; Freitas-Magalhães, A.O reconhecimento emocional através da expressão facial constitui uma importante competência social que potencia o indivíduo a responder de forma adequada ao meio, sendo um dispositivo de comunicação no relacionamento com o mundo e com os outros. Os indivíduos com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) revelam défices a este nível, evidenciando dificuldades na cognição social com implicações negativas no funcionamento interpessoal e social. Nas últimas décadas, o recurso mais utilizado para avaliar objetivamente o reconhecimento de expressões faciais da emoção, tem sido a fotografia. Contudo, o progresso da tecnologia tem permitido a utilização de imagens criadas em laboratório na investigação e promoção desta competência. No sentido de percebermos a vantagem da utilização de imagens tridimensionais na avaliação e no desenvolvimento de programas específicos de promoção de competências relacionadas com o reconhecimento da expressão facial da emoção junto da população com PEA, desenvolveu-se o presente estudo. O principal objetivo deste trabalho consiste em comparar a eficácia do reconhecimento de emoções através de expressões faciais laboratoriais e expressões faciais reais. Participaram no estudo 38 crianças e jovens com Síndrome de Asperger (SA) e Autismo de Elevado Funcionamento (AEF), aos quais foram aplicadas três tarefas com imagens e vídeos fornecidos pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), para avaliação do reconhecimento emocional, e as Provas de Avaliação da Linguagem e da Afasia em Português (PALPA-P), para avaliação das competências linguísticas. Os resultados sugerem que os indivíduos são mais eficazes no reconhecimento de estímulos tridimensionais e dinâmicos e de expressões faciais femininas. As emoções mais facilmente identificadas são a cólera e a surpresa. Verifica-se uma correlação positiva entre o reconhecimento emocional e a idade e a capacidade linguística dos participantes. A acrescentar que, variáveis como o diagnóstico clínico e a escolaridade interferem no reconhecimento de emoções. Os dados obtidos poderão ser úteis na preparação de métodos terapêuticos adequados à população com PEA. Programas de intervenção desenvolvidos com recurso ao computador e às novas tecnologias poderão constituir uma mais-valia na promoção de competências ao nível do reconhecimento da expressão facial da emoção nestes indivíduos, proporcionando a execução de tarefas mais aproximadas à experiência real.