FCT (DCEA) - Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCT (DCEA) - Teses de Doutoramento by Author "Araújo, Andréa Cristina Marques de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao ensino superior: perceção numa IES em Belém do ParáPublication . Araújo, Andréa Cristina Marques de; Gouveia, Luis BorgesEste estudo tem como objetivo analisar junto dos profissionais da educação, professores e coordenadores, da comunidade académica do CESUPA (IES) como a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem influenciar no processo de ensino e aprendizagem. O estudo incidiu nas perceção sobre os limites e possibilidades de atuação dos professores, na modalidade de ensino superior presencial, oferecido por uma IES e procura identificar aspectos que podem determinar o desempenho do professor associados com o uso e exploração de meios digitais na educação superior e como estes podem contribuir para a formação de uma Metodologia Educacional para o ensino superior presencial. Para o efeito foi realizada uma pesquisa de campo em quatro unidades físicas da comunidade académica do CESUPA. Os elementos que formam a amostra relacionam-se com as características estabelecidas no objetivo do estudo, tomando amostras não probabilísticas do tipo intencional ou de seleção racional. A pesquisa optou pelo uso do questionário junto dos profissionais da educação (professores e coordenadores) da comunidade académica do CESUPA (IES). É levantado neste contexto como requisito que a escola se proponha a desenvolver nos seus alunos um pensamento ativo e crítico. Tal leva a uma cooperação entre professor e alunos para que possa ser desencadeado um crescimento intelectual dessa relação, com o professor a ter em consideração as dificuldades de cada aluno. Adicionalmente é identificado o uso de jogos eletrônicos como ferramenta pedagógica em diversas disciplinas nas IES, por se tratarem de experiências lúdicas, divertidas, porém educativas e com potencial para reduzir a lacuna entre o conhecimento teórico e prático dos formandos e ajudar à inserção de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho. O estudo permitiu ainda verificar que as TIC já fazem parte do cotidiano da CESUPA, seja com recurso a jogos eletrônicos, questionários online, TV, pesquisas, entre outras estratégias, com professores a afirmar a busca constante da inserção no processo de ensino e aprendizagem de meios digitais. No entanto, foi evidenciada a necessidade de formação contínua aos professores, que ainda não se sentem preparados para aprofundar o uso das TIC de modo a promover uma aprendizagem significativa, fator também percebido por gestores e alunos. . O estudo apresenta como contributo uma proposta de abordagem para enquadrar o potencial das TIC nas IES tendo por base o envolvimento de professores, alunos e coordenadores, numa abordagem de melhoria incremental para os processos de ensino e aprendizagem.