FCT (DCEA) - Relatórios Técnico/Científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCT (DCEA) - Relatórios Técnico/Científicos by Author "Martins, Ernane"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Modelo pedagógico ML-SAI aplicado na pós pandemia de Covid-19Publication . Martins, Ernane; Gouveia, Luis BorgesCom a pandemia de COVID-19 e sem previsão de retorno das aulas presenciais, a educação foi obrigada a se adequar ao ensino a distância. Em meio a esse cenário este trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar e refletir, através de estudos de caso, como estão as atividades remotas emergenciais ofertadas, em tempos da pandemia de COVID-19 e os seus impactos na educação. O projecto de investigação é um trabalho de três meses para discutir os esforços aumentados pela resposta ao Covid-19 e a potencial utilização de smartphones no processo. O trabalho desenvolvido e descrito neste documento, aborda a utilização do modelo pedagógico ML-SAI, para orientar atividades de Mobile Learning (m-learning), por meio da metodologia ativa da Sala de Aula Invertida (SAI), durante a pandemia de Covid-19 e promover algumas reflexões relevantes sobre o uso dos recursos tecnológicos envolvidos. Este trabalho de pesquisa investigou como a abordagem do ML-SAI pode ser usada para melhorar o ensino remoto emergencial em tempos da pandemia de COVID-19. Para tal, foram realizados alguns estudos de caso, tendo como instrumento de coleta de dados: observação, questionários on-line e o registro no ambiente virtual Moodle. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar o uso do Mobile Learning aplicado no modelo pedagógico ML-SAI para melhorar o ensino remoto emergencial em tempos da pandemia de COVID-19. Os resultados encontrados com o projeto do pós doutoramento, demonstraram que embora a utilização do modelo exija maior planejamento por parte dos professores, os benefícios alcançados são muito interessantes, tanto para os alunos, quanto para os professores, indicando uma receptividade favorável ao modelo neste momento de enormes desafios causados pela pandemia de Covid-19. Os resultados da avaliação demostraram também que a grande maioria dos alunos apreciaram a utilização dos seus Smartphones como recursos para a aprendizagem, principalmente em um cenário de incertezas, como o causado pela pandemia de COVID-19. Adicionalmente, os alunos expressaram ainda que a proposta de utilização do Smartphone, em geral, foi muito importante, ajudando no acesso a conteúdos da disciplina, de forma remota. Os resultados demostraram ainda que o uso das tecnologias digitais e as suas práticas nos cursos apresentou um saldo positivo, com uma releitura das experiências vivenciadas em um momento muito complicado, que é o da pandemia COVID-19, demostrando também a capacidade e compromisso dos professores e alunos com o ensino.