FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento by Author "Barbosa, Cristiane de Lima"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A divulgação da ciência em redes sociais: o uso do Facebook por instituições de pesquisa do AmazonasPublication . Barbosa, Cristiane de Lima; Sousa, Jorge Pedro; Bruck, Mozahir SalomãoNa era da cibercultura, a Divulgação Científica (DC) tem se dado por meio de formas de articulação de novas plataformas e processos de circulação e mediação ao ser realizada nas mídias sociais na internet, como o Facebook. Este trabalho objetiva identificar e analisar como ocorre e funciona a produção de conteúdo feita por instituições de pesquisa do Amazonas no Facebook, verificando, sobretudo, a DC nessa mídia. Buscou-se entender: Como a mídia social digital Facebook está sendo utilizada como plataforma de divulgação científica por instituições de ensino e pesquisa científica instaladas no Amazonas? Para tanto, o corpus desta tese se consubstancia em uma análise exploratória de Fanpages de três importantes instituições de ensino e pesquisa científica: Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Em termos dos procedimentos metodológicos, utilizou-se de técnicas de pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo quali-quantitativa, associada ao método comparativo, observação não participante e entrevistas conduzidas aos profissionais de mídias sociais digitais do corpus analisado. Aplicou-se ainda o recurso de estudo de caso múltiplo para aprofundamento do objeto. Este trabalho está dividido em quatro capítulos, sendo dois mais teóricos, um para a análise do objeto e no último, consta a elaboração de um Plano para conteúdo digital aplicado à divulgação científica, voltado para profissionais da área. Como parte das conclusões deste trabalho, constatou-se que a produção científica ainda tem espaço limitado nas páginas do Facebook de instituições científicas na Amazônia. A contribuição desta tese como resultado prático e orientado para o mercado consiste em um plano estratégico e inovador composta por um modelo de construção para estratégias de conteúdo aplicadas à comunicação da ciência em redes sociais digitais; modelo com fatores de textualização para as mídias sociais digitais; e a proposta de um modelo adaptado de Marketing de Conteúdo Digital para a DC. Buscou-se observar, ainda e em especial, aspectos que substanciaram a hipótese, a saber, de que as páginas do Facebook das três instituições ainda utilizam (no período da análise) essa mídia social digital sem planejamento dinâmico de produção orientado para a DC junto à sociedade.