Cibertextualidades - Nº 04, 2011
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Cibertextualidades - Nº 04, 2011 by Author "Francisco, Jerónimo"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Fossos geracionais na aprendizagem escolar: nativos digitais e imigrantes digitaisPublication . Cardina, Bruno; Francisco, Jerónimo; Reis, PedroEste artigo incide sobre os fossos geracionais na aprendizagem escolar. Inicialmente, procurou-se fazer o enquadramento referente ao termo nativo digital para entender os principais aspetos da geração nascida após o surgimento e utilização da Internet de forma global. Verificou- -se que são pessoas “multitarefas” e ligadas à tecnologia e conectividade, contrastando com os imigrantes digitais, nascidos num período anterior e que procuram uma adaptação ao mundo tecnológico. Apresentamos também algumas reflexões acerca do uso de capacidades estratégicas destes alunos em tarefas recreativas. Abordaremos igualmente as alterações provocadas nos novos alunos, que graças aos meios tecnológicos e informacionais fizeram com que a instituição escola tenha que se adaptar a estes e de como esta mudança faz com que os professores tenham de alterar o tradicional ensino e os estimule a modificar os seus métodos como a construção de conteúdos pedagógicos na área das TIC sob a forma de objetos de aprendizagem, como uma nova forma de ensino ou complemento de ensino e uma maneira de incutir a autoaprendizagem.
- Generational gaps in school learning: digital natives and digital immigrantsPublication . Cardina, Bruno; Francisco, Jerónimo; Reis, Pedro; trad. Silva, FátimaThis article focuses on the generational gaps in school learning. Initially, we have tried to provide the framework in relation to the term digital native in order to understand the key aspects of the generation born after the advent and the global use of the Internet. They were found to be “multitasking” people, linked to technology and connectivity, as opposed to digital immigrants, born in an earlier period and seeking to adapt to the technological world. We also present some reflections on the use of these students’ strategic capabilities in recreational tasks. We will also discuss the changes occurring in these new students who, thanks to technology and information resources, have made the school institution adapt to them. These changes have also made teachers alter traditional teaching and encouraged them to modify their methods with the construction of educational content in ICT in the form of learning objects, as a new form of education or a complement of education and a way to instil self-learning.