FCHS (DCPC) - Serviço Social
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Browsing FCHS (DCPC) - Serviço Social by Author "Barros, Cláudia Margarida Sousa de"
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- "Inclusão é sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenças" (Maria Tereza Mantoan, 2003)Publication . Barros, Cláudia Margarida Sousa de; Coutinho, ManuelaA escola atual encontra-se perante o desafio de responder, com efetividade, às Necessidades Educativas Especiais, de uma população escolar cada vez mais heterogénea, e de construir uma Escola Inclusiva. Este trabalho tem como temática central compreender e conhecer a percepção de jovens e adultos sobre Educação Inclusiva, procurando refletir a partir do conhecimento concreto que têm sobre a matéria. Assim, procuramos perceber quais as políticas existentes para combater a exclusão das crianças com necessidades especiais, identificar, descrever e analisar a perceção de uma amostra de adultos e jovens, relativamente à Escola Inclusiva, na temática Necessidades Educativas Especiais, e reflectir sobre possíveis formas de minimizar desigualdades e até mesmo formas de enfrentar e superar. Como conclusão ressaltamos o facto de as respostas dos inquiridos serem, na sua maioria, unânimes apesar da diferença de idade. De realçar que as opiniões dos inquiridos por vezes parecem contraditórias, no entanto revelam conhecimento acerca da temática. Para uma melhor discussão dividiram-se as questões em três grupos de análise, as questões relacionadas com o papel desenvolvido na escola, outro grupo relacionado com o papel da sociedade e, por fim, com o papel dos alunos. Numa primeira fase avaliou-se o papel desenvolvido pela/na escola, em que os inquiridos concordam plenamente que a escola se esforça por minimizar todas as formas de descriminação, assim como concordam que o pessoal educativo se esforça por remover todas as barreiras à participação dos alunos com dificuldades de aprendizagem. No âmbito do desenvolvimento por parte dos alunos As respostas variam entre a discordância e a plena concordância, sendo o número de respostas bastante próximos. Relativamente ao grupo relacionado com o papel da sociedade, Os inquiridos concordam que as diferentes comunidades locais estão envolvidas na inclusão dos alunos com dificuldades de aprendizagem, no entanto, discordam completamente que existam expectativas elevadas em relação a todos os alunos com dificuldades de aprendizagem.